Acessar o site
ENEM Vestibulares Vida de Estudante

Treineiro do ENEM: tire suas dúvidas sobre o assunto

Quem realiza o ENEM para conhecer sua dinâmica e avaliar seus conhecimentos, é chamado de treineiro. Entenda o que é um treineiro do ENEM e tire as suas dúvidas!

Autor Representação de uma pessoa Bruna Data Representação de um calendário 18/03/2019 Tempo Representação de um relógio 5min  de leitura

Se você chegou até aqui, é porque provavelmente está no Ensino Médio e deseja realizar o ENEM para acessar o Ensino Superior. Ou ainda porque tem curiosidade no assunto, não é? Bom, se você se enquadra em um desses casos (ou não), temos uma boa notícia: aqui você encontrará o que é, como funciona, como participar, e quando sai o resultado, de um treineiro do ENEM!

O ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, já pode ser considerado o maior vestibular do país. Em 2019, mais de 5,5 milhões de pessoas se inscreveram para realizar a prova. Achou muito? E esse foi o menor número desde 2011. A expectativa é de que nesse ano o número de inscritos e de participantes supere o do ano passado.

Afinal, o que é um treineiro do ENEM?

É considerado treineiro do ENEM todo participante que realiza a prova para autoavaliar os seus conhecimentos e habilidades, e que não irá disputar, ainda, uma vaga no Ensino Superior. Se você está no 1º ou no 2º ano do Ensino Médio, provavelmente você realizará a sua prova como treineiro.

Alunos do ensino médio podem realizar a prova como treineiros do ENEM

Quem pode ser considerado um treineiro do ENEM?

– Participantes com menos de 18 anos no primeiro dia da realização do Exame;

–  Participantes que irão concluir o Ensino Médio após o ano de realização do Exame (realizará o ENEM em 2019, mas só concluirá o Ensino Médio em 2020).

Agora, se o participante já possui 18 anos ou mais, mas ainda não concluiu o Ensino Médio, ele não poderá ser considerado um treineiro. Isso porque, através de outros exames (a nível municipal ou estadual), ele poderá obter sua certificação para o Ensino Médio, ingressando, assim, no Ensino Superior com a nota obtida no Exame.

Quando sai o resultado do treineiro do ENEM?

Normalmente, 60 dias após o resultado oficial ser divulgado. Em 2019, o resultado oficial do ENEM saiu no dia 18 de janeiro, logo, a data provável de divulgação dos resultados dos treineiros é dia 18 de março.

A demora para a divulgação do seu resultado é porque os estudantes que realizam a prova nesta modalidade, não precisam que suas notas sejam calculadas até as inscrições do Sisu, do ProUni, do Pronatec e do Fies,
que já ocorreram neste ano.

Como faço para ser um treineiro?

Essa informação é importantíssima e deve ser fornecida no ato da inscrição. Além disso, o estudante deverá confirmar que concorda com as condições impostas para realizar a prova como treineiro.

O treineiro do ENEM deve informar sua modalidade no ato da inscrição

Treineiros também pagam a inscrição para realizar a prova?

Sim! Como a prova também será avaliada e seu resultado, posteriormente, será divulgado, o estudante que quer realizar sua prova como treineiro, não ficará isento da inscrição. Além disso, não podemos esquecer de mencionar todos os custos de organização do Exame, como a impressão da prova, por exemplo.

Mas, se você não for treineiro, isto é, se for fazer o exame pra valer, e se enquadrar em algum dos critérios abaixo, você também terá direito à isenção. Confira:

–  Estudantes que tiverem cursado todo o ensino médio em escola da rede pública, ou em escola da rede particular como bolsista integral, se possuírem a renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio (R$ 1.497);

–  Alunos que estão cursando o 3º ano do Ensino Médio, em 2019, em uma escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;

–  Pessoas que integram família de baixa renda e, portanto, estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica;

–  Candidatos que fizeram o Encceja (Exame Nacional para a certificação de Competências de Jovens e Adultos) em 2018 e atingiram a nota mínima necessária à certificação.

Caso tenham bom desempenho, treineiros podem utilizar seus resultados?

Não! Conforme o edital do ENEM, o treineiro não poderá utilizar o seu resultado individual, e deve estar ciente disso no momento da inscrição para a prova. Seu resultado serve para, somente, autoavaliação dos seus conhecimentos.

Outra coisa que precisa ficar clara: nesta modalidade, o estudante não acumulará pontos para os próximos anos

E aí? Você se enquadra na opção de treineiro em 2019? Conte pra gente e, se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários 😊

Fonte: INEP, Ministério da Educação.

PALAVRAS-CHAVES: enem ensino médio vestibular