Acessar o site
Atualidades ENEM Vestibulares Vida de Estudante

Setembro amarelo: saúde mental, a melhor prevenção!

Amarelo é a cor que sinaliza a atenção, seja na natureza ou no nosso dia a dia! É a cor que centros de apoio à pessoas com depressão como o Centro de Valorização da Vida (CVV), utilizam como símbolo no dia 10 de setembro para falar de um assunto tão delicado: a importância do cuidado da saúde mental como prevenção do suicídio.

Autor Representação de uma pessoa Leandro Valle Data Representação de um calendário 06/09/2019 Tempo Representação de um relógio 6min  de leitura

O setembro amarelo surge como um movimento que pretende chamar a atenção de toda a população brasileira sobre a importância de cuidarmos de nossos sentimentos, sensações e pensamentos. Então, abrace quem você ama, e sinta-se amado(a)!

Na vida, as cores são a representação das emoções e da diversidade humana. Elas podem sinalizar a temperatura de nossos corpos e definir os tons das estações do ano. E nesse movimento, vamos caminhando no tempo e no espaço. Crescendo, aprendendo e vivenciando experiências boas, e às vezes, ruins.

Deste modo, trabalhar a emocionalidade em épocas que antecedem o ENEM ou os Vestibulares, é de suma importância para a qualidade de vida, e principalmente, para a estabilidade de nossa emocionalidade, subjetividade e relações sociais. 

Neste post especial sobre o setembro amarelo, trazemos algumas dicas e estratégias, para estimular a todos e qualquer estudante com práticas positivas, que de algum modo, amenizem a ansiedade, o estresse ou qualquer sentimento negativo contrário ao amor pela vida!

Setembro amarelo: você é a sua melhor companhia.

jovem solitário refletindo em frente a uma estrada sinuosa.
Diferente da solitude, a solidão é uma característica típica da depressão.
Imagem: Justin Luebke

Segundo o médico e psiquiatra Jairo Bouer, a depressão e a ansiedade são características inerentes à existência humana. Mas como bem sabemos, tudo em excesso faz mal, sendo assim, identificar o que está mal em nosso organismo, mente e cotidiano é extremamente importante!

Seja na qualidade do seu sono, alguma alteração cardíaca, de temperatura corporal, metabólica (falta ou excesso de apetite), ou até mesmo falta de concentração, são sinais “amarelos” para que você peça ajuda ao seus amigos, familiares, colegas de estudos ou qualquer pessoa disposta a escutar suas necessidades sem julgamento ou crítica!

Portanto, se você estiver passando por um momento difícil peça ajuda: ligue para 188 gratuitamente ou acesse https://www.cvv.org.br.

Esse ponto é muito importante para ajudá-lo(a) a reeducar seu sistema psicoemocional, responsável por toda a organização dos sentimentos, emoções e sensações.

Agora, confira no vídeo abaixo um super bate-papo entre o Prof. Paulo Jubilut e o médico Jairo Bouer sobre depressão e ansiedade:

Em outras palavras, praticar atividade física e levar um ritmo de estudos harmonizado com atividades sociais como: sair para dançar com os amigos, ir ao cinema, teatro, museu, parques e até mesmo dar aquele “rolezinho” no shopping, são recursos saudáveis e necessários para evitar o surgimento ou até o agravamento de um quadro depressivo.

Além de liberar o estresse, reduzir a ansiedade e fomentar experiências saudáveis, sociabilizar é necessário, e ao mesmo tempo, um excelente recurso contra possíveis doenças de ordem mental. 

Setembro amarelo: esteja mais com os amigos!

amigos sentados em fileira apreciando o oceano e o dia.
A vida é muito melhor quando reconhecemos o poder do amor na amizade.
Imagem: Duy Pham

Mas, caso você seja uma pessoa que desfruta da solitude, por exemplo, o que é diferente da solidão, saiba que está tudo bem! Ler aquele romance, HQ, ou um ensaio do seu autor preferido, e deixar as apostilas de lado, vale também, ainda mais se for ao som do seu cantor(a) favorito(a). Até vale dançar na ducha ou em frente ao espelho!

Então, se você puder comer aquela comidinha deliciosa da sua mãe, avô ou tia vendo memes ou clipes musicais no Youtube, aproveite! Enfim, vale tudo em nome do amor à vida! E, além de todas essas superdicas, o “Ministério da Saúde Mental” adverte: sorria sempre! O sorriso transparece a beleza da nossa alma, é gratuito e contagiante! Seja você, seja feliz!

Conectar-se com a arte seja ela qual for é um excelente recurso contra a depressão.
Imagem: Bruce Mars

Abaixo, deixamos um presente especial para você: um superebook do BT com dicas da coaching Vanessa Tobias, contendo 5 passos bem bacanas para desenvolver hábitos saudáveis de estudos e melhorar a sua qualidade de vida!

eBook: Como vencer a procrastinação

Preencha seus dados e receba dicas para melhorar seu rendimento!

Seu eBook foi enviado para o seu e-mail.
Não deixe de checar sua caixa de SPAM e seguir o @biologiatotaloficial nas redes sociais. Bons estudos 🙂

Aproveite este movimento do setembro amarelo para dar aquele gás nos seus objetivos como estudante e na vida em geral, mas sobretudo, abra o seu coração e sua mente para viver a vida com mais leveza e alegria, você merece este presente, todos os dias! 🙂