Acessar o site
ENEM Vestibulares Vida de Estudante

Redação Enem: nota mil, competências e temas

Neste domingo (03/10), alunos de todo o país estarão fazendo a redação enem 2019. Neste post você confere o que torna a nota mil possível, as competências a serem atendidas e possíveis temas.

Autor Representação de uma pessoa Mari Data Representação de um calendário 28/10/2019 Tempo Representação de um relógio 8min  de leitura

O Inep divulgou a cartilha da redação Enem 2019. Ela diz para os candidatos as regras que eles devem seguir para não serem eliminados e também para que eles, seguindo as instruções, alcancem a maior nota possível.

Além disso, a cartilha mostra os critérios para a correção e também como acontece a distribuição da pontuação. As regras são muito parecidas com aquelas adotadas em 2018, mas este ano a medida que previa a nota zero para aqueles estudantes que desrespeitassem os direitos humanos ficou de fora.

Assim, aqueles que escreverem qualquer coisa que fira os diretos humanos não conseguirão mais atingir a nota mil – porém também não terão mais zero como nota. Por isso, para evitar a perda de pontos, nenhuma das sete Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos (2012) devem ser negligenciadas.

Nota mil

Já pensou receber a notícia de que você tirou nota mil no Enem? Essa é uma tarefa bem difícil mesmo, mas não é impossível. Tanto que, com o passar dos anos, mais e mais alunos têm, conseguido atingir esse objetivo. Em 2018, por exemplo, o número de estudantes com essa pontuação voltou a crescer.

Logo, para atingir a pontuação máxima, o candidato precisa atender a todos os “pré-requisitos”. Ou seja, você precisa atingir 200 pontos nas 5 competências (que falaremos mais detalhadamente no ponto seguinte):

🖊 Demonstrar o domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa;

📝 Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;

🖊 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;

📝 Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;

🖊 Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Jovem em uma mesa de estudos praticando para a redação Enem.
A prática é a melhor forma de se preparar para a redação Enem.

As 5 competências da redação Enem

A nota da redação Enem está diretamente ligada ao cumprimento das 5 competências. Na correção, cada candidato recebe de 0-200 na avaliação de cada competência. Ou seja, a sua nota será a soma das notas desses pontos que, no final, pode ser, no máximo, 1.000.

Para fazer com que a nota seja completamente imparcial, a sua redação é revisada por dois corretores que não fazem ideia da pontuação que o outro deu para o texto. Com isso, se houver discrepância (diferença de pelo menos 100 pontos), um terceiro corretor deve entrar no jogo.

Com isso, a nota final do candidato é a média aritmética das duas notas ou da média aritmética das duas notas mais próximas.

Quer saber mais sobre a sua nota geral do Enem? Dá uma olhada no nosso post sobre a TRI!

Competência 1

Aqui o aluno precisa mostrar para o corretor que ele domina a escrita formal do português. Ou seja, você precisa saber as convenções da escrita (acentuação, ortografia, uso de hífen etc) e convenções gramaticais (regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal, pontuação etc.).

Além disso, o estudante também precisa estar atento à escolha de registro (adequação à modalidade escrita formal) e também à escolha vocabular (palavras usadas em seu sentido correto e apropriadas ao contexto).

Competência 2

O papel desta competência é verificar se o candidato entendeu a proposta de redação e se ele tem conhecimento sobre o tema proposto. É por conta deste ponto que a maior recomendação para a redação Enem é que você fique atento ao que está acontecendo na sociedade e busque se inteirar das atualidades para que, assim, você consiga argumentar.

Não fique preso às ideias desenvolvida nos textos motivadores. Com isso, utilize informações e dados que podem te ajudar a validar o seu ponto de vista e, seja o que for que aconteça, não desvie do tema ou se afaste do seu foco!

Competência 3

Aqui, os corretores da redação querem verificar a inteligibilidade do candidato. Logo, ele precisa reunir fatos, dados, opiniões, ideias e fazer com que todos eles trabalhem em favor do seu ponto de vista.

Por isso, é importante organizar tudo de uma forma que o leitor acompanhe o seu raciocínio facilmente e mostre a progressão textual. Com isso, da introdução à conclusão, o seu texto precisa caminhar para o mesmo lugar.

Competência 4

Segundo o Inep, é importante aqui a articulação das frases e parágrafos. Assim, o candidato deve usar conectores evitando repetições. Você precisa fazer com que os recursos da Língua Portuguesa te ajudem a construir um texto diverso e com coesão.

Competência 5

No fim da redação Enem, o candidato precisa elaborar uma proposta de intervenção. Neste momento, o corretor precisa que o aluno responda às seguintes questões: qual é a proposta de intervenção para o problema?, quem deve executá-la?, como pode ser viabilizada?, qual efeito ela pode alcançar?, que outra informação pode ser acrescentada para detalhar a proposta?.

Temas da redação Enem 2019

Há 10 anos, em 2009, o tema da redação Enem foi: “O indivíduo frente à ética nacional”. Hoje, seria quase impossível e bem estranho imaginar um tema como este estar no Exame Nacional do Ensino Médio 2019.

É sempre bom lembrar que adivinhar o tema da redação é um trabalho bem difícil. Por isso, melhor do que tentar adivinhar um tema, é a prática constante de redações com assuntos atuais. Além disso, é bom ficar esperto em relação a temas que têm solução prática e possível.

Alguns, como tragédias ambientais, vacinas, crise do plástico e ensino à distância, são boas apostas. Fica ligado aqui no blog que esta semana teremos um post comentando alguns temas possíveis para a redação Enem 2019.

Já fez a prova do ENEM? Veja todas as portas que a nota do Exame pode te abrir!

Gostou do nosso post? Veja este vídeo do prof. Jubilut sobre o que esperar do Enem em 2019!

PALAVRAS-CHAVES: competências enem Enem2019 Inep nota da redação redação redação enem