Acessar o site
ENEM Vestibulares Atualidades

Redação Enem 2019: possíveis temas

Acertar o tema da redação Enem é uma das tarefas mais difíceis neste país. Mas listamos alguns assuntos que estiveram em alta durante o ano para tentar te ajudar. Vamos lá!

Autor Representação de uma pessoa Mari Data Representação de um calendário 29/10/2019 Tempo Representação de um relógio 13min  de leitura

Se você está perdido e não tem noção do que pode pintar na redação Enem 2019 ou se você até tem uma ideia sobre isso, mas quer ler todas as postas possíveis, seja bem-vind@ a este post! Listamos alguns assuntos que podem estar na sua prova de redação Enem, em outras questões e, até mesmo, em redações de outros vestibulares. Vamos lá:

*Lembrando que já falamos sobre a nota mil e também sobre as competências da redação no post anterior.

Meio Ambiente

Tragédias Ambientais

No dia 25 de novembro deste ano a tragédia ocorrida na barragem do Córrego do Feijão, da Vale, na cidade de Brumadinho (MG), completou 9 meses. Ao todo, foram 252 mortos. A tragédia não só interrompeu a vida de centenas de pessoas, como também lançou resíduos de minério que são altamente prejudiciais para o solo e seres vivos dos locais atingidos.

Em 2015, algo parecido aconteceu com uma barragem em Mariana (MG), onde 19 pessoas perderam a vida e a bacia do rio Doce foi devastada. Ambos os acontecimentos colocaram em evidência o descaso das autoridades em fiscalizar e punir os responsáveis. Além disso, mostraram também como o meio ambiente pode ser afetado pela falta de responsabilidade humana.

Com isso, é importante pensar como o problema tem sido tratado, como ele deveria ser tratado, como os responsáveis podem ser punidos, qual o papel do Estado. Assim como qual pode ser uma solução para essas situações não voltarem a acontecer. Este vídeo do prof. Jubilut pode te ajudar a entender mais sobre o tema e se dar bem na redação Enem 2019:

Crise do Plástico

Ano passado nós também citamos este tema, mas ele acabou não sendo adotado pela redação Enem. Porém, devido ao grande volume de discussões sobre o plástico e, mais especificamente, sobre os canudos este ano decidimos colocar o tema aqui novamente. Vale a pena lembrar que o tema pode simplesmente ser ampliado e o Enem 2019 pode trazer para você algo sobre reciclagem ou lixo zero.

Assim, é importante que você saiba que são produzidas 280 milhões de toneladas de plástico em todo o mundo. A China é o país que mais produz esse material, já o Brasil ocupa a 16ª posição (estando à frente dos Estados Unidos, por exemplo). Igualmente, os oceanos ganham evidência nesse cenário, já que as correntes marinhas fazem com que esse lixo se acumule em algumas zonas. Com isso, são formadas “ilhas de lixo” que incluem plásticos e microplásticos.

Esse material acaba sendo a causa de morte de diversos animais. Logo, o plástico acaba também chegando até nós através da água que tomamos ou usamos nas tarefas de casa. Enfim, é preciso pensar como este problema pode ser minimizado, como cada um de nós e o Governo pode agir para que esta questão não seja uma dificuldade no futuro.

Tartaruga nadando no oceano cheio de plástico. Oceanos de Plástico pode ser tema da redação Enem.
Plástico nos oceanos é dos principais problemas ambientais hoje.

Indígenas no Brasil Atual

Outro assunto que há muito tempo é discutido no Brasil e nunca pautou a redação Enem é a questão dos povos Indígenas. Aqui, temos diversos temas que podem ser levados em consideração: inserção deles na sociedade, educação, preservação da cultura, violência contra esses povos, o papel deles na preservação do meio ambiente, a demarcação de terras indígenas etc.

Assim, é importante que você tenha uma boa noção da história do Brasil e também dos processos passados por esses povos ao longo dos anos e, especialmente, nos séculos XX e XXI para poder trazer argumentos relevantes. Logo, lembre-se de que é preciso que você escolha um lado do muro e que apresente ações possíveis de serem tomadas. A realidade dos povos indígenas pode estar na redação Enem 2019.

Energia Renovável

A discussão que acontece em torno das fontes renováveis de energia é antiga, mas hoje já vivemos um cenário que mostra que esta será a principal fonte de energia no futuro. Com isso, o que pode-se fazer para descobrir mais mananciais renováveis de energia? Quais são os empecilhos hoje para que utilizemos mais energia limpa do que a energia que vem de processos que degradam o meio ambiente?

De acordo com a Agência Internacional de Energia, esse tipo de atividade pode aumentar em 1,2 terawatts (TW) até 2024, o que corresponde hoje a capacidade total de energia instalada nos Estados Unidos. Aqui no Brasil, os estados do Nordeste já despontam como destaque neste assunto. Tanto que senadores nordestinos discutem impor uma taxa sobre a energia solar e eólica produzida na região.

Em 2015 uma reportagem da BBC já mostrava o potencial do Nordeste na produção de energia limpa. Naquele ano, eram 322 usinas que já tinham a capacidade equivalente à Hidrelétrica de Tucuruí, a segunda maior do Brasil. Sendo energia renovável uma realidade, é bom ficar de olho porque ela pode sim dar as caras na redação Enem 2019.

Saúde

Vacina

Surtos de doenças erradicadas, vacinação e movimento anti-vacina têm sido alguns dos assuntos mais debatidos e em pauta atualmente. Este ano, o Brasil registrou 3.339 casos de sarampo em 16 estados, de acordo com o Ministério da Saúde. A maioria dos casos confirmados está em São Paulo (97,5%).

O surto de sarampo apenas trouxe à tona o relaxamento das autoridades e da população brasileira em relação ao tema. Além disso, o crescimento do movimento anti-vacina no mundo inteiro contribui para a crença de que as vacinas não são necessárias e de que elas, na verdade, são prejudiciais à saúde do indivíduo.

Logo, é preciso também perceber o papel que a internet (especialmente o Facebook e o Whatsapp) teve na entrega de fake news e também de notícias inconsistentes. Este vídeo do prof. Jubilut pode te ajudar a pensar mais sobre o tema:

Tratamento mental

O Governo Federal vem estudando desde o começo do ano fazer mudanças na política de atendimento à saúde mental. No primeiro trimestre de 2019 foi divulgado pelo Ministério da Saúde uma nota que falava sobre as novas diretrizes, mas ela foi muito criticada e, assim, foi retirada do ar.

Atualmente, os principais itens sendo discutidos pelo Governo são: inclusão de hospitais psiquiátricos nas Redes de Atenção Psicossocial (Raps); financiamento na compra de aparelhos de eletroconvulsoterapia (eletrochoque); possibilidade de internação de crianças e adolescentes e abstinência como uma das opções da política de atenção às drogas. O texto é polêmico e já levantou diversas discussões.

O maior medo dos especialistas é que volte a acontecer o que aconteceu em Barbacena (MG), cidade que abrigava manicômios que serviram de sede para as piores atrocidades possíveis. Até hoje a cidade tem locais habitados por antigos pacientes de manicômios que hoje são incapazes de realizar qualquer atividade.

Pode parecer algo distante, mas a discussão é válida e muito importante para a sociedade. Então, fica de olho!

Sociedade

30 anos da Constituição

Este ano a nossa Constituição completou 30 anos e não será nenhuma surpresa se a redação Enem trouxer algum tema ligado a este fato. Assim, é importante saber que no dia 5 de outubro de 1988 o surgimento da nova constituição marcou a saída do Brasil do regime militar. Logo, ela se tornou o principal símbolo de redemocratização do país!

Foram 21 anos debaixo da ditadura militar, a qual restringia diretos dos cidadãos e cometia atrocidades contra aqueles que lutavam do lado contrário. A pauta da Constituição pode ser um bom gancho para discutir direitos, deveres, cidadania, justiça. No site construído pelo Governo Federal para a data especial você pode encontrar mais informações e ficar por dentro deste tema tão importante.

Envelhecimento da População

O envelhecimento da população brasileira tem ganhado mais atenção há alguns anos e com razão. Em 2017, o Brasil já tinha 30 milhões de idosos. Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística mostram que a tendência é que esse número aumente a cada ano. Assim, em 2060, serão cerca de 228 milhões de idosos brasileiros.

Essa questão traz para a discussão também a Reforma da Previdência, a qual já foi aprovada e teve pontos que dividiram a opinião dos especialistas. De acordo com o Governo Federal e instituições econômicas, a Reforma precisava ser feita, do contrário a economia brasileira entraria em colapso. Por que? Porque em alguns anos existiriam mais idosos recebendo o benefício do que jovens trabalhando.

Além disso, existem outras discussões em torno do tema, como: funcionamento do SUS para este público, a qualidade de vida dos idosos, espaços que os ajudem a socializar, a convivência familiar e muito mais. Assim, o envelhecimento da população é um tema atual que pode sim estar na redação Enem 2019.

Idoso com as mãos em cima de uma mesa de madeira.
Envelhecimento da população é uma assunto atual que pode estar na redação Enem

Educação

Controle Parental

Controle parental foi um tema que surgiu com o crescimento da geração Alpha (crianças nascidas a partir de 2010). Os pequenos já nasceram com o celular e, assim, trouxeram à tona discussões como: exposição de crianças e adolescentes na internet, conteúdos apropriados para esta faixa etária e pedofilia na internet.

Com isso, controle parental seriam algumas medidas tomadas pelos pais e também pelos produtores de conteúdo e plataformas para proteger as crianças de conteúdos indesejados. Essa responsabilidade cairia então sobre os pais e responsáveis do pequeno que precisam garantir que a infância seja vivida de maneira saudável.

Esta é uma discussão que pode também incluir temas mais amplos da educação como o comportamento das crianças na internet, bullying e violência nas escolas. Por isso, é bom ficar por dentro do que se trata!

Ensino à Distância

Por último, mas não menos importante, temos educação à distância. O MEC já anunciou que pretende que em 2026 o Enem seja completamente online. Até lá, a prova passará a ser aplicada na forma presencial e online. Ou seja, cada vez mais o ensino à distância estará mais presente na nossa sociedade.

Além disso, vale lembrar que a mudança da grade curricular do Ensino Médio é algo em andamento e trará uma série de mudanças para as escolas de todo o país. O MEC também vem passando por uma série de reformulações, então educação, à distância ou não, é um belo tema para a redação Enem 2019.

Gostou do post? Quer saber como acontece o cálculo da nota do Enem? Nós te ajudamos! Ah, podemos também te mostrar tudo o que você precisa saber para o dia da prova. Com o Biologia Total você chega preparado no Enem!

PALAVRAS-CHAVES: educação enem Enem 2019 redação redação enem vestibulares