Acessar o site
Química Vestibulares

Como cai a química na FUVEST?

Neste Blog post, trazemos uma análise do programa das últimas provas de química do vestibular da Fuvest, para você se preparar e garantir sua aprovação. No final do texto, deixamos um eBook especialmente preparado com questões comentadas e uma lista de exercícios com os Top 5 assuntos mais cobrados neste que é um dos vestibulares mais concorridos do país.

Autor Representação de uma pessoa Ana Maria Data Representação de um calendário 19/09/2019 Tempo Representação de um relógio 4min  de leitura

Fala galera! FUVEST está chegando, os prazos ficando apertados… Por isso, neste artigo vamos destacar em quais conteúdos você precisa dar aquela revisada e aquela aprofundada legal pra garantir uma boa nota em química na sua prova.

Gráfico mostrando como química cai na FUVEST: Físico-química 34%, Geral e Inorgânica 31%, Orgânica 16%, Atomística 12%, Bioquímica 4%, Meio Ambiente 2%.
Química na FUVEST

O que diz a FUVEST sobre a prova de química?

“(…) Considera-se importante que, em vez de memorização extensa, o candidato demonstre capacidade de observar e descrever fenômenos e de formular para eles modelos explicativos, relacionando os materiais e as transformações químicas ao sistema produtivo e ao meio ambiente.”

Ou seja, a prova da FUVEST pede que você tenha uma ideia do que são os conteúdos, mas saiba, sobretudo, entendê-los no contexto fora da memorização do vestibular.

Saber trabalhar com o conteúdo e desenvolver raciocínios é fundamental – muito mais do que saber a nomenclatura dos compostos orgânicos, por exemplo!

1.Reações Orgânicas

No tocante à Química Orgânica, espera-se que o candidato tenha a capacidade de reconhecer grupos funcionais e de entender os principais tipos de reações, sabendo aplicá-los aos compostos mais simples.

Nas reações orgânicas, o vestibular vai trazer um exemplo de uma reação orgânica, e pedir que você entenda esse exemplo, e replique essa lógica na nova situação proposta.

Reação de esterificação e hidrólise
Estrutura de uma reação de esterificação e hidrólise

Sobre as reações orgânicas, estude principalmente:

Esterificação

Redução de compostos orgânicos

– Hidrólise

2.Cálculo Estequiométrico

As relações de massa e de volume, assim como os cálculos estequiométricos, deverão ser encarados como consequências diretas da existência de átomos, que tomam parte em proporções definidas na constituição das substâncias.

Como os reagentes sempre reagem em proporções definidas, assim como os produtos são formados em proporções definidas, é possível prever a quantidade de produto formado ou de reagente consumido.

Demonstração de proporção entre reagentes e produtos para formação de um sanduíche. Duas fatias de pão + uma fatia de queijo se juntam para formar um sanduíche de queijo.

Nesse conteúdo, é preciso entender:

– Rendimento

– Reagente Limitante

– Reagente em Excesso

3-Forças Intermoleculares

Interações intermoleculares precisam ser reconhecidas como determinantes de propriedades físicas de substâncias, tais como temperatura de ebulição e solubilidade.

Considera-se importante o conhecimento das propriedades e dos usos de algumas substâncias relevantes para a ativdade humana, em especial, das substâncias de importância industrial.

Infográfico de mudanças de fase e visualização submicroscópica dos estados físicos, relacionados às forças intermoleculares.

Para ir bem na prova da FUVEST, é preciso entender como as forças intermoleculares são importantes para:

-Propriedades físicas das substâncias

-Temperatura de Ebulição

-Solubilidade nos meios

Quer saber mais sobre como aparece química na FUVEST? Baixe o nosso Ebook e tenha acesso aos cinco tópicos que mais aparecem no vestibular, além de um resumão sobre os conteúdo e questões comentadas!

eBook: Química na FUVEST, prepare-se!

Preencha seus dados e teste agora os seus conhecimentos:

Seu eBook foi enviado para o seu e-mail.
Não deixe de checar sua caixa de SPAM e seguir o @biologiatotaloficial nas redes sociais. Bons estudos 🙂

Nós da Equipe do BT desejamos que você tenha uma excelente nota, e que este material seja um facilitador para a sua aprovação neste vestibular tão importante! Boa sorte, e estamos juntos! 😉

PALAVRAS-CHAVES: fuvest primeira fase prova química vestibular