Acessar o site
ENEM Química

Principais temas de Química no ENEM 2019

Passou o ano todo se preparando para o ENEM e quer garantir a sua nota máxima em Ciências da Natureza? Nessa reta final, revisar e relembrar é fundamental! Descubra os três assuntos que mais caíram em química no ENEM neste post.

Autor Representação de uma pessoa Ana Maria Data Representação de um calendário 02/10/2019 Tempo Representação de um relógio 5min  de leitura

O ENEM está chegando e você passou o ano todo se preparando! Agora, nessa reta final, é legal relembrar os conteúdos e dar aquele gás no que é mais importante! Ah, quer dizer que você ainda não sabe o que mais cai em química no ENEM? Vem, que a gente te conta!

Gráfico mostrando como a química aparece no ENEM

1.Estequiometria

A estequiometria é a área que estuda as relações de mol e massa entre as entidades químicas.

No ENEM, é preciso ter o conhecimento completo da estequiometria, entendendo seus fundamentos e outros conceitos necessários para desenvolver os cálculos estequiométricos.

O primeiro deles é o Número de Mols. Entenda as relações da massa de uma substância e a constante de Avogadro, encontrando a massa molar das substâncias e determinando o número de mol de uma amostra.

Outra coisa importante é o Balanceamento das equações químicas. Aprenda a balancear pelo método das tentativas e redox, entendendo as proporções entre reagentes e produtos.

No Cálculo Estequiométrico em si, que exige que você saiba número de mol e balanceamento, se atente às situações em que o rendimento das reações não é 100%. Também saiba trabalhar com reagentes limitantes e em excesso para garantir uma boa nota no ENEM.

2.Reações Orgânicas

As reações orgânicas são, bem… as reações dos compostos orgânicos! É uma grande área da química, que concentra a maioria dos químicos pesquisadores.

Dentro das reações orgânicas, é essencial conhecer as reações de Esterificação. É através dessas reações, em que reagem um álcool e um ácido carboxílico, que são produzidos os ésteres. Dentre eles, se destaca o Biodiesel – um biocombustível obtido através das reações de esterificação.

Esquema de reação de esterificação, partindo de ácidos graxos e um álcool. Um éster é formado

Conhecer os processos de obtenção do biodiesel, sua matéria-prima e reconhecer as reações de esterificação com certeza é muito importante para o ENEM.

Outras reações que aparecem muito são as reações de Oxidação e Redução dos compostos orgânicos. Nessas reações, os carbonos da cadeia são oxidados ou reduzidos, e o processo pode ser identificado pelo número de ligações que um carbono faz com átomos de oxigênio. Em geral, quanto mais ligações com oxigênios um carbono fizer, mais oxidado.

Esquema demonstrando a redução e oxidação dos compostos orgânicos

3.Eletroquímica

A eletroquímica estuda os processos de conversão de energia química em energia elétrica e vice-versa. Ela usa reações químicas para realizar trabalho, e pode utilizar a energia elétrica para forçar as reações químicas.

Nessa área, se atente aos Processos Redox. Lembre que a oxidação é a perda de elétrons. Nesses casos, o número de oxidação aumenta. A redução é o ganho de elétrons; nela, o número de oxidação diminui. Saiba calcular o Nox dos elementos e trabalhar com os potenciais padrão de oxidação e redução.

Saber o funcionamento das Pilhas também é fundamental, entendendo seus componentes e suas funções. A partir dos potenciais padrão dos eletrodos, é interessante saber avaliar a espontaneidade do processo, entendendo qual deles vai oxidar e qual vai reduzir.

Imagem mostrando uma pilha e seus componentes: eletrodos, ânodo, cátodo e ponte salina.

A eletrólise, processo oposto à pilha, costuma aparecer no ENEM. É preciso lembrar de que não são processos espontâneos! Saiba também as aplicações da eletrólise, como na galvanoplastia e purificação das substâncias.

Agora que você já sabe os principais assuntos que são cobrados no ENEM, baixe este eBook gratuitamente e treine seus conhecimentos com exercícios comentados e um super gabarito. Bons estudos!🤘

eBook: Química no ENEM, treine sus conhecimentos!

Preencha os dados abaixo e acesse o material gratuitamente.

Seu eBook foi enviado para o seu e-mail.
Não deixe de checar sua caixa de SPAM e seguir o @biologiatotaloficial nas redes sociais. Bons estudos 🙂