Acessar o site
Química Vestibulares

Química na UERJ: conteúdos mais cobrados

Se você vai fazer UERJ não pode chegar na prova sem ler este post! Falamos sobre os principais conteúdos cobrados pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Saiba quais são eles!

Autor Representação de uma pessoa Ana Maria Data Representação de um calendário 27/11/2019 Tempo Representação de um relógio 6min  de leitura

O edital do vestibular da UERJ nos traz quatro competências/habilidades: observar, interpretar, analisar e avaliar. Isso é bastante condizente com o que pudemos observar nas questões de química das provas dos últimos anos.

Gráfico mostra quais os conteúdos mais cobrados na prova da UERJ de Química.
Físico-química é o conteúdo mais cobrado na prova de Química da UERJ.

Dentro das áreas apresentadas no gráfico, o que mais caiu, nessa ordem foi: Reações Orgânicas, Estequiometria, Geometria Molecular, Termoquímica e Eletroquímica. Para a sua revisão antes da prova, recomendamos que você dê um foco nesses assuntos, especialmente nos detalhes que vamos comentar.

1.Reações Orgânicas na UERJ

As reações orgânicas aparecem muito na segunda fase da UERJ. Neste vestibular, é essencial entender as reações orgânicas e os seus mecanismos.
Porém, para aprender as reações orgânicas, é importante também conhecer muito bem as funções orgânicas e sua nomenclatura.

Reações de esterificação: Nas reações de esterificação é possível obter um éster partindo de um ácido carboxílico e um álcool em meio de catalisadores. 

Imagem mostra a Esterificação e a Hidrólise.

Reação de adição: Geralmente ocorre em alcenos, nessa reação há o rompimento de uma ligação π. Pelo menos um átomo é adicionado à molécula.

Reação de substituição: Esse tipo de reação acontece com alcanos. Nela, ocorre a substituição de pelo menos um átomo da molécula. Geralmente essa reação ocorre na presença de calor e catalisador. As reações de substituição englobam as reações de fluoração, cloração, bromação e iodação.

Exemplo de reação de substituição. Assunto que é cobrado na UERJ.
Exemplo de reação de substituição. Assunto que é cobrado na UERJ.

2.Estequiometria na UERJ

Na UERJ, a estequiometria pode ser cobrada tanto na sua forma geral quanto envolvendo outras áreas da química. Por isso, é interessante ter noção de equilíbrios químicos, envolvendo reações de neutralização, questões de oxirredução e termoquímica. 

Apesar de relembrarmos tudo isso, o cerne da questão ainda é o cálculo estequiométrico.

Estequiometria Passo a Passo

Para entendermos a estequiometria, precisamos, antes de tudo, interpretar o que a questão está pedindo. Por isso, é importante saber: ela quer a quantidade de produto formado? Ela quer saber quanto de reagente eu preciso para formar uma certa quantidade de produto? Por isso, entender e interpretar a questão é fundamental!

De maneira geral, podemos seguir esses passos:

1.Antes de tudo, escreva a equação química balanceada.

2.Depois, identifique as proporções entre reagentes e produtos.

3.Em seguida, converta as unidades para mol, massa ou volume, conforme pede a questão.

4.Por último, monte uma regra de três com as informações necessárias, onde a incógnita é o que a questão está pedindo.

3.Fórmulas e Geometria Molecular

Na segunda fase da UERJ, aparecem MUITAS questões que perguntam sobre a geometria molecular de moléculas simples.

A geometria molecular é a forma com que os átomos estão dispostos no espaço em uma molécula. Assim, dependendo do número de ligações e de pares isolados, a geometria pode ser alterada.

Além disso, é importante que você saiba como fazer as fórmulas de Lewis, que representam as ligações químicas e os elétrons da camada de valência. Elas são uma boa forma de se representar as moléculas e ligações de forma simples.

Desenhamos os sete elétrons da camada de valência ao redor do átomo de cloro. Dessa forma, agora que os átomos compartilham elétrons, eles obedecem à regra do octeto e têm 8 elétrons na sua camada de valência, ficando com os subníveis s e p completos.

Outro assunto que aparece bastante é a distribuição eletrônica, juntamente com o NOX dos elementos. Eles estão intimamente ligados! Fazendo a distribuição eletrônica, descobrimos quais elétrons estão na camada de valência e podemos mexer nela adicionando ou removendo elétrons (reduzindo ou oxidando).

Quer saber mais sobre a química na segunda fase da UERJ? Baixe nosso ebook com exercícios dos cinco assuntos que mais caem na UERJ para DETONAR nessa prova!

eBook: Química na UERJ

Preencha os espaços abaixo e faça o download do nosso material gratuito!

Seu eBook foi enviado para o seu e-mail.
Não deixe de checar sua caixa de SPAM e seguir o @biologiatotaloficial nas redes sociais. Bons estudos 🙂


PALAVRAS-CHAVES: estequiometria geometria molecular química reações orgânicas uerj