Acessar o site
ENEM Vestibulares Vida de Estudante

Nota do Enem: como e onde usar?

A nota do ENEM não serve só para garantir a entrada em uma universidade pública. Você sabe as possibilidades que ela te dá? Neste post mostraremos como e onde você pode usá-la.

Autor Representação de uma pessoa Mari Data Representação de um calendário 08/11/2019 Tempo Representação de um relógio 6min  de leitura

O Enem não acaba no segundo dia de prova. Na verdade, o estudante só fica mais tranquilo (ou não) depois que a nota é divulgada. A nota do Enem é polivalente: ela pode ser utilizada de diversas formas, engana-se quem pensa que ela só serve para garantir a vaga em uma universidade pública.

Inclusive, o Enem pode ser o caminho mais curto para conseguir um financiamento para uma faculdade privada e até mesmo para uma instituição do exterior. Quer saber como a sua nota do Enem pode ser utilizada?

Estudante vestido para a formatura e segurando o seu diploma.
A nota do Enem é um bom caminho para começar os seus passos na vida acadêmica.

Sisu

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação. Nele, instituições públicas de Ensino Superior oferecem vagas para aqueles que participaram do Enem. Assim, o aluno participa do Sisu com a sua nota e nele verifica se tem pontuação suficiente para ser aprovado no curso que deseja.

Dessa forma, os candidatos são selecionados pela nota do Enem, obedecendo o número de vagas, modalidade e concorrência de cada curso. Outra coisa: dependendo do curso desejado (lembrando que você pode escolher até 2 opções no Sisu), as áreas têm mais ou menos peso. Por exemplo, se você escolheu o curso de Medicina, a área de Ciências da Natureza tem mais peso na sua pontuação.

Além disso, o Sisu tem também a nota de corte, que é a menor nota que você pode obter para ficar entre os selecionáveis de determinado curso. Esse sistema abre inscrições duas vezes no ano, uma no primeiro semestre e a outra no segundo, então é bom ficar ligado nas datas!

Nota do Enem no ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) existe desde 2004 e tem como objetivo oferecer bolsas de estudos em instituições de ensino particular de Ensino Superior. Para concorrer à uma vaga no ProUni, o candidato deve preencher alguns requisitos, como:

✔ Não ter diploma de curso superior;

✔ Ter participado do Enem no ano anterior (ou seja, para o ProUni 2020, você precisa ter a nota do Enem 2019);

Além disso, o aluno deve também preencher pré-requisitos socioeconômicos como renda familiar bruta mensal menor que 1 salário mínimo e meio por pessoa e ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em escola particular na condição de bolsista integral. Quem saber mais? Explicamos tudo sobre ProUni neste post!

FIES

O ensino superior é o sonho de muitos brasileiros, mas as vagas estão cada vez mais concorridas e, às vezes, fica difícil atingir o objetivo. Por outro lado, nem todos conseguem pagar um curso numa instituição privada. Assim o FIES nada mais é que um programa de Fundo de Financiamento Estudantil do MEC.

Imagem do site do FIES que é uma das formas de usar a nota do ENEM.
O FIES garante o financiamento de cursos em faculdades privadas. (Foto: reprodução da internet)

As inscrições para o programa abrem 2 vezes por ano e todos aqueles que fizeram alguma versão do ENEM a partir de 2010, tiveram nota acima de 450 e não zeraram a redação podem se inscrever. Aqueles que são aprovados pelo FIES devem apenas pagar um valor trimestral referente aos encargos do financiamento.

Além disso, para ser aprovado pelo Fundo o aluno precisa corresponder algumas características socioeconômicas. Você pode encontrar essas informações e outros detalhes em nosso post sobre o FIES, assim como as instituições que aceitam este tipo de financiamento.

Faculdade Privada

Pode ser que você já saiba disso, mas é sempre bom lembrar que: muitas instituições privadas permitem que o candidato preencha uma vaga em seus cursos usando apenas a nota do Enem, sem precisar fazer o vestibular da faculdade.

Hoje, quase toda instituição privada aceita a pontuação do Exame, mas para ter certeza, é sempre bom entrar no site da faculdade ou dar uma ligada para garantir que sua nota do Enem vai te ajudar nesta saga que é começar o ensino superior.

Nota do Enem na Universidade no Exterior

Se curso superior é o sonho de muitos brasileiros, imagina descobrir que você pode tentar entrar numa universidade no exterior e, o melhor, ser aprovado!

Em Portugal, por exemplo, mais de 30 Universidades aceitam a nota do Enem. Desde 2014, quando o Inep passou a firmar acordos com instituições do exterior, estudar fora passou a ser uma realidade para muitos brasileiros.

A Universidade de Coimbra foi a primeira a aceitar os termos e até hoje é uma opção para quem quer aprender em terras portuguesas. Além dela, temos a Universidade de Lisboa e a Universidade de Algarve, só para citar algumas.

Não quer ir para Portugal? Prefere os Estados Unidos? Então a New York University pode ser uma boa opção. Ela é a uma das universidades americanas que mais recebe alunos estrangeiros e decidiu aceitar a nota do Enem para facilitar a entrada de alunos brasileiros.

Agora é só esperar para ver onde a nota do Enem vai te levar! 😉

PALAVRAS-CHAVES: enem Enem2019 Fies Mec ProUni Sisu universidade vestibular