Acessar o site
ENEM

Inscrição no ENEM: tudo o que você precisa saber

Foi dada a largada para quem quer se inscrever no ENEM neste ano. A partir de hoje, 06 de maio, até o dia 17 de maio, estão abertas as inscrições para o vestibular mais concorrido do Brasil: o Exame Nacional do Ensino Médio.

Autor Representação de uma pessoa Bruna Data Representação de um calendário 06/05/2019 Tempo Representação de um relógio 10min  de leitura

Quem quer garantir a participação no ENEM de 2019, não pode dormir no ponto, afinal, já estão abertas as inscrições para o Exame! Quem quer realizar sua inscrição no ENEM, tem do dia 06 até o dia 17 de maio. O Exame Nacional do Ensino Médio é considerado o maior vestibular do País e é a principal porta de entrada no Ensino Superior.

A inscrição garante a participação no ENEM?

Em 2019, o valor da inscrição é R$ 85. Para realizar a prova, que acontece nos dias 3 e 10 de novembro, o estudante não pode esquecer de fazer sua inscrição no site do Inep. Contudo, cabe ressaltar que somente a inscrição não garante a participação no Exame. Depois de se inscrever, o estudante precisa realizar o pagamento da taxa até o dia 23 de maio (em agências bancárias, lotéricas e correios).

Como realizar minha inscrição no ENEM?

Neste ano, para realizar sua inscrição no ENEM, você vai contar com o auxílio da Nanda, a agente virtual do Inep. Antes de tudo, ela vai pedir que você identifique uma figura. Isso porque o sistema precisa saber se você é uma pessoa de verdade ou um robô (por mais que a pergunta te pareça um pouco boba). Clique na figura indicada e prossiga.

Clique na figura solicitada para iniciar o processo de inscrição no ENEM

DADOS PESSOAIS

Em seguida, digite o seu CPF e data de nascimento, colocando o ano de nascimento com 4 dígitos, e aperte no botão enviar. Uma vez que os seus dados estejam corretos, e se o sistema reconhecê-los como válidos, a Nanda vai colocar um botão para que você inicie seu processo de inscrição. Vamos lá?

Ao clicar no botão, você poderá iniciar sua inscrição

Através do seu CPF, o sistema vai puxar o seu nome completo, data de nascimento e nome da sua mãe. Se os dados estiverem de acordo, prossiga com a sua inscrição. Em contrapartida, se estiverem errados, entre em contato com a Receita Federal! Confira o cadastro e se estiver tudo certo, clique em PRÓXIMO.

Insira o nome completo do seu Pai, ou se preferir, assine a opção “Não quero declarar” e clique em PRÓXIMO.

Aqui, a Nanda pede para que o estudante fale um pouco dele. Então, campos de sexo, cor/raça, estado civil e nacionalidade, devem ser preenchidos.

ENDEREÇO

Se você sinalizou que nasceu no Brasil, na próxima pergunta você deve responder qual é o Estado e a Cidade do seu nascimento. Caso não, ou seja, se a opção escolhida tiver sido: Brasileiro Naturalizado, Estrangeiro, ou Brasileiro Nato nascido no Exterior, preencha o seu RG, o órgão expedidor dele e o Estado onde foi feito o registro.

Sabe o CEP da sua residência? Chegou a hora de colocá-lo na inscrição! Mas se você ainda não decorou o número, não se preocupe! Clique no hiperlink dos Correios, e preencha os dados necessários para descobri-lo. Se acaso você digitar corretamente o CEP, a tela seguinte pedirá mais algumas informações do seu endereço (número e complemento). Preencha corretamente e clique em “próximo”.

ATENDIMENTOS

Você tem alguma deficiência e precisa de algum recurso de acessibilidade? Se sim, informe que você precisa de atendimento especial e prossiga. Se esta resposta for positiva, irá abrir uma tela com as condições especiais que o Enem pode atender. Dentre elas estão: autismo, dislexia, cegueira, surdez, gestante, etc.

Logo que uma das opções for escolhida, o ENEM dará opções de como ele poderá te ajudar no dia do Exame. Por exemplo, se você atesta que tem algum tipo de deficiência física, o ENEM oferece:

– Apoio para pernas e pés

– Auxílio de um profissional capacitado que possa transcrever suas respostas

– Sala de fácil acesso para pessoas com mobilidade reduzida

– Auxílio para leitura

– Mesa para cadeira de rodas

– Ou até mesmo tempo adicional para a realização do Exame.

Você também pode clicar em “Não necessito de nenhum recurso” e prosseguir com sua inscrição.

Preencha quais são os recursos necessários para ter um atendimento especial

LÍNGUA ESTRANGEIRA

E aí… Qual idioma você manja mais? Inglês ou Espanhol? Em suma, selecione o idioma de sua escolha, aquele que você possui maior domínio, e prossiga. A prova terá 5 questões de um dos dois.

MUNICÍPIO DE PROVA

Onde você prefere realizar a sua prova? O Enem será aplicado em 1700 municípios, então, escolha aquele que está mais perto de você!

ENSINO MÉDIO

Você já terminou o Ensino Médio? Aqui você deve sinalizar qual a sua situação do Ensino Médio, em 2019! Atenção: se você selecionar a opção “Estou cursando o ensino médio, mas ainda não é o seu último ano” você poderá realizar a prova somente como Treineiro. Nesta modalidade você não poderá concorrer a uma das vagas ofertadas, e desse modo, sua prova servirá apenas para a sua autoavaliação de conhecimentos.

Selecione esta opção caso vá realizar a prova como treineiro do ENEM

Qual o tipo da escola que você frequentou? Pública? Particular? Particular com bolsa? Uma parte em cada uma? Escolha a opção correta e prossiga com a sua inscrição.

Ah, se você obteve sua certificação do Ensino Médio através do Encceja, que é uma das principais formas de jovens e adultos concluírem seus estudos, aperte em SIM e continue. Se a resposta for negativa, aperte em NÃO. Se a sua opção foi “Não”, selecione o tipo de ensino que foi utilizado na conclusão (Regular, Educação Especial ou Educação de Jovens e Adultos – EJA) e o ano de conclusão.

QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO

Agora que já preenchemos a parte da cadastral inicial, é hora de fazer o preenchimento do questionário socioeconômico do ENEM. Ao todo, são 25 perguntas que devem ser preenchidas de acordo com a real situação do estudante, pois servirão para a criação de novas políticas educacionais, que possibilita uma educação de qualidade para uma parcela da população cada vez maior. Veja quais são as perguntas:

Após preencher a última questão, se os seus dados estiverem todos corretos, clique em próximo. Caso tenha preenchido algum item incorretamente, clique em VOLTAR e corrija.

DADOS DE ACESSO

Pronto! Agora basta inserir um número de telefone fixo, o número de um celular e o seu e-mail para contato. Confira se está tudo certo, afinal, você precisa receber as informações corretas, na hora certa! Está quase acabando a inscrição no ENEM…

Em conclusão, escolha uma senha que tenha entre 6 e 10 caracteres e que contenha somente letras e números. Esta senha irá te acompanhar até o dia da prova, e em seguida também!

Finalmente: a conclusão da inscrição no ENEM

Hora de conferir todos os dados, editar aqueles que estiverem errados, e por fim, ENVIAR A INSCRIÇÃO. UFA! Depois que a sua inscrição for realizada, abra a mensagem do Beto, outro agente virtual no Inep, que está em “Comunicados”. Por fim, baixe o seu boleto e faça o pagamento dele no estabelecimento autorizado mais próximo.

Agora que a inscrição tá feita, coloca aquele sangue no olho e bora estudar! Se você quiser uma preparação completa, venha estudar todos os assuntos de Ciências da Natureza: Biologia, Física e Química com o Biologia Total e detonar no ENEM.

Por fim, temos um presente pra te dar: um Guia completo do que fazer, faltando 6 meses para o ENEM. Faça o download agora e coloque os novos aprendizados em prática. Basta preencher o formulário abaixo. Bons estudos!

Guia Definitivo: o que fazer faltando 6 meses para o ENEM?

Preencha seus dados abaixo e pegue seu material GRATUITO!

Seu eBook foi enviado para o seu e-mail.
Não deixe de checar sua caixa de SPAM e seguir o @biologiatotaloficial nas redes sociais. Bons estudos 🙂

PALAVRAS-CHAVES: enem