Acessar o site
Biologia ENEM

Como Genética é cobrada no ENEM?

A equipe do Biologia Total quer ver você gabaritar as questões de BIOLOGIA do ENEM! Por isso, fizemos uma análise quantitativa dos conteúdos de genética que mais apareceram nas provas nos últimos anos. Parece mentira, mas a GENÉTICA no ENEM é muito tranquila. Confere aqui!

Autor Representação de uma pessoa Bruna Data Representação de um calendário 10/04/2019 Tempo Representação de um relógio 6min  de leitura

Um dos temas que mais assustam os alunos na biologia é sem sombra de dúvidas a Genética. Desde que aprendemos o assunto, todos aqueles cruzamentos, ervilhas, “Aa” pra lá e “aa” pra cá, causam arrepios e confusões até mesmo nos estudantes mais destemidos. Sendo assim, para resolver isso de uma vez por todas, fizemos uma análise a fundo de como a Genética aparece no ENEM.

Desde que o ENEM mudou a sua “cara”, em 2009, quando passou a exigir conhecimentos e habilidades específicas, o tema preferido em Genética tem sido a Biotecnologia. O destaque fica para os famosos transgênicos e organismos geneticamente modificados (OGM).

Biotecnologia no ENEM

Nem pense em ir para a prova sem ter bem fresco esse conteúdo na sua mente! O popular Aedes aegypti não sai da mídia e pode aparecer na sua prova! Na genética, questões que envolvem o uso de mosquitos transgênicos para o controle populacional dos mosquitos selvagens, já foram cobradas.

Este é um assunto que ainda causa muita polêmica, e por isso tem grandes chances de aparecer no ENEM e demais vestibulares. O uso de mosquitos da dengue transgênicos, é uma tecnologia que já tem sido testada em alguns locais do Brasil. O objetivo desses mosquitos é reduzir as populações do Aedes aegypti selvagens. Lembrando que o controle desse inseto é fundamental, já que ele é o vetor de muitas doenças, como: dengue, zika e chikungunya.

Para entender entender como funciona essa técnica, assista o vídeo completo que o Prof. Jubilut preparou, clicando aqui!

Aedes aegypti transgênico é um assunto recorrente em genética no ENEM

Como falar de genética no ENEM, sem falar de CRISPR?

Não esqueça de estudar a CRISPR/Cas9! Trata-se de uma moderna técnica para edição do genoma que tem saído bastante na mídia nos últimos tempos. A CRISPR/Cas9 também é conhecida como a “tesoura genética”. Isto porque a técnica consiste no corte, a nível molecular, de genes de interesse, retirando-os das células ou adicionando-os em outro organismo.

Outras técnicas já vinham realizando esta função há anos, porém nenhuma com tamanha rapidez e eficiência como a CRISPR/Cas9. Este assunto foi bastante discutido em 2018! Principalmente depois que um cientista chinês informou ter editado o DNA de duas crianças, em um experimento inédito.

Não esqueça: a técnica pode ser lembrada no ENEM em questões envolvendo genética e biotecnologia. Ou até mesmo na redação, se o tema for relacionado à bioética.

Questões com CRISPR podem aparecer nos assuntos de genética no ENEM

Mendel e suas ervilhas

Embora questões sobre a Lei de Mendel não sejam o foco dessa área, nas últimas edições, voltaram com força total! Em 2017, o assunto da vez foi o sistema ABO e fator Rh. Muito importante você saber que os grupos sanguíneos do sistema ABO são determinados por um sistema de alelos múltiplos, que envolve três genes: IA, IB e i.

O fator Rh é herdado como uma característica mendeliana dominante, sendo condicionado por um gene designado por Rh.

Já que agora você já entendeu como os conteúdos de genética aparecem no ENEM, que tal testar seus conhecimentos na área? Preencha o formulário abaixo e faça o download do nosso Ebook. Ele conta com 10 questões de genética que foram cobradas na prova nos últimos anos!

Ebook: Como Genética é cobrada no ENEM?

Preencha os campos abaixo e faça o download do seu material. É gratuito!

Seu eBook foi enviado para o seu e-mail.
Não deixe de checar sua caixa de SPAM e seguir o @biologiatotaloficial nas redes sociais. Bons estudos 🙂

Mais genética no ENEM

Além desses assuntos principais, o ENEM também costuma abordar o DNA e a sua estrutura, os genes e o mecanismo de síntese proteica. Portanto, nada de focar apenas nos cálculos de probabilidades. Dê atenção também ao pareamentos das bases nitrogenadas, à estrutura dupla-hélice do DNA, códons, anticódons, além dos mecanismos de tradução, transcrição e replicação do DNA.

Não deixe de dar atenção aos fundamentos básicos da genética. Aqui vale dar uma revisada em termos como genótipo, fenótipo, retrocruzamento, genes dominantes, recessivos etc.

Em resumo, reforçando seus estudos em Biotecnologia, estrutura do DNA, síntese proteica, sem esquecer os conceitos básicos da Genética, você tem tudo para detonar as questões dessa área da Biologia no ENEM!

Por fim, deixamos para você a aula de Introdução à Genética, com o Prof. Jubilut! Além de ter um conteúdo excelente, esta videoaula conta com recursos de computação gráfica, com o intuito de deixar seu aprendizado muito mais interessante! Confere aí!

PALAVRAS-CHAVES: Biotecnologia CRISPR enem Genética Mendel Transgênicos