Acessar o site
ENEM Física

Física no ENEM: quais assuntos mais aparecem?

Confira quais os assuntos de física que mais apareceram nas provas do ENEM dos últimos 10 anos e revise alguns dos tópicos principais.

Autor Representação de uma pessoa Denis Data Representação de um calendário 01/10/2019 Tempo Representação de um relógio 6min  de leitura

Primeiramente, é importante dizer que todas as áreas da física já apareceram nas provas do ENEM de alguma forma. No entanto, algumas dão as caras com mais frequência do que as outras.

Confira no gráfico abaixo quais são essas áreas, nas quais você deve focar os seus estudos:

Gráfico das áreas da física que mais aparecerem nas provas do ENEM.

Como você pode observar, destacam-se três áreas: eletrodinâmica, ondulatória e dinâmica. Continue lendo para saber como cada uma delas pode aparecer na sua prova.

Eletrodinâmica

A eletrodinâmica é a área da física que estuda o movimento ordenado das cargas, ou seja, a corrente elétrica e todos os fenômenos a ela relacionados.

A maioria das questões de eletrodinâmica envolvem o cálculo da potência elétrica, ou seja, da quantidade de energia elétrica consumida em um circuito por unidade de tempo.

Existem três fórmulas equivalentes para o cálculo da potência elétrica, utilize aquela em que você possui todas as informações:

As três fórmulas equivalentes para o cálculo da potência elétrica.

Além disso, é necessário que você saiba analisar circuitos elétricos, principalmente aqueles que envolvem associações de resistores.

Por fim, outro cálculo muito recorrente nas questões de eletrodinâmica do ENEM é a relação entre diferença de potencial (U), resistência (R) e corrente elétrica (i), ou seja, a primeira lei de Ohm:

Fórmula da primeira lei de Ghm.

Portanto, tenha ela fresca em sua memória!

Ondulatória

A ondulatória é a área da física que estuda o comportamento das ondas e dos mais diversos fenômenos causados por elas.

A gigante maioria das questões de ondulatória no ENEM, cobram do aluno uma relação direta entre as principais grandezas das ondas: velocidade (v), frequência (f) ou período (T) e comprimento de onda (λ).

Essa relação é dada pela famosa equação fundamental da ondulatória:

Fórmulas da equação fundamental da ondulatória.

No entanto, não basta apenas saber relacionar essas grandezas. Muitas vezes o ENEM requer que o estudante saiba identificar cada uma delas nos mais diversos tipos de gráficos de ondas.

Dentre os fenômenos ondulatórios, o favorito do ENEM é a interferência. Sendo assim, não vá para a prova sem saber diferenciar interferências construtivas de destrutivas!

Dinâmica

A dinâmica é a área da física que estuda as causas dos movimentos, situações de equilíbrio, forças e energia mecânica.

A base dessa área da física é, sem sombra de dúvidas, as leis de Newton para o movimento. Elas aparecem, mesmo que indiretamente, em diversas questões do ENEM, principalmente a segunda lei de newton: relação entre a força resultante (F) aplicada sobre um corpo e a aceleração (a) que ele adquire.

Fórmula da segunda lei de newton.

Além delas, outros conceitos fundamentais que provavelmente aparecerão na sua prova são a conservação de energia mecânica e o atrito.

Lembre-se: o atrito é uma força que atua em sentido contrário ao movimento (atrito cinético) ou à tendência de movimento (atrito estático), dificultando-o. É importantíssimo que você saiba identificar a orientação da força de atrito nas mais diversas situações cotidianas.

Em casos onde não há atrito, em geral, existe conservação de energia mecânica. A energia mecânica é composta por três formas de energia: cinética e potenciais gravitacional e elástica.

Fórmulas da energia cinética e potenciais gravitacional e elástica.

Saiba identificar e calcular cada uma delas!

Resumo – Física no ENEM

Para finalizar, confira abaixo um resumão com as áreas da física que mais aparecem no ENEM e quais os tópicos que você não pode deixar de estudar em cada uma delas:

1 – Eletrodinâmica:

  • – Potência elétrica
  • – Circuitos elétricos
  • – 1ª lei de Ohm

2 – Ondulatória:

  • Equação fundamental da ondulatória
  • Interferência
  • Gráficos de ondas

3- Dinâmica:

  • – Atrito
  • – Conservação de energia mecânica
  • 2ª lei de Newton

Quer saber mais sobre como essas e as demais áreas da física aparecem no ENEM e de quebra testar seus conhecimentos em uma lista de exercícios? Então, não perca essa oportunidade e baixe gratuitamente o nosso eBook Física no ENEM!

eBook: Como Física é cobrada no ENEM

Preencha os dados abaixo e acesse o material gratuitamente.

Seu eBook foi enviado para o seu e-mail.
Não deixe de checar sua caixa de SPAM e seguir o @biologiatotaloficial nas redes sociais. Bons estudos 🙂

PALAVRAS-CHAVES: dinâmica eletrodinâmica enem física ondulatória