Acessar o site
Física Vestibulares

Física na UFSC: o que mais cai na prova?

Fique por dentro dos assuntos de física que mais costumam cair nas provas da UFSC e se prepare para arrasar no vestibular!

Autor Representação de uma pessoa Nicolas Data Representação de um calendário 02/12/2019 Tempo Representação de um relógio 5min  de leitura

Você pretende estudar na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) ou então na UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul)? Então este blog post é para você!

Agora, o vestibular da UFSC possibilita o ingresso em ambas as universidades! A fim de ajudar você a se preparar para o vestibular, nossa equipe de física analisou as provas dos últimos 10 anos e, a partir disso, fez um levantamento dos assuntos mais cobrados.

Você poderá baixar, ao final do post, um eBook gratuito com uma análise sobre os 5 assuntos de física mais cobrados pela UFSC, com uma seleção de questões desses assuntos dos vestibulares passados.

Ao contrário de muitos vestibulares, o da UFSC conta com apenas uma fase. Trazendo questões discursivas, a prova da Universidade Federal de Santa Catarina possui também muitas questões no estilo somatória, típicas de seus vestibulares. Além disso, as questões tendem a trazer diferentes assuntos ao mesmo tempo, às vezes de áreas diferentes da física.

Confira abaixo um gráfico com a recorrência dos assuntos de física nas últimas provas da UFSC:

Gráfico indicando as porcentagens de aparições dos assuntos de física nos últimos vestibulares da UFSC.

Quer saber mais? Então coloca um sangue nesse olho e vem com a gente conferir como a UFSC costuma abordar alguns desses assuntos mais cobrados!

Eletrodinâmica

Essa é campeã de aparições nos vestibulares, hein? É muito provável que a sua prova da UFSC aborde questões com circuitos elétricos. Esse é o foco da maioria das questões dessa área.

Normalmente, essas questões vão exigir que você saiba trabalhar bem com Primeira Lei de Ohm e Potência Elétrica. Aliás, potência elétrica é muito recorrente nas questões de eletrodinâmica da UFSC. É uma boa aposta para você dar atenção ao revisar o assunto!

Recomendamos também que você dê uma olhada em associações de resistores em circuitos.

Cinemática na UFSC

Movimento circular. Guarde isso com carinho. Movimentos circulares têm grandes chances de aparecer em questões de cinemática. Da mesma forma, esse assunto já apareceu muitas vezes do ponto de vista da dinâmica. Como comentamos, é comum que as questões da UFSC envolvam diferentes áreas da física.

Dê bastante atenção para as principais grandezas e noções fundamentais sobre movimentos circulares, isso provavelmente cairá na sua prova!

Outros tipos de movimento que já caíram bastante são os movimentos oblíquos (através de lançamentos) e movimentos verticais. Mas reforçamos: para que você tenha um bom desempenho, é muito importante garantir uma compreensão sólida nas noções básicas de cinemática. Saiba como aplicar as equações de movimento em cada situação.

Óptica

Finalizando o nosso top 3, temos a óptica: área da física que estuda a luz e seus diversos fenômenos. Dentro desses fenômenos, estude principalmente a refração da luz. Esse é o assunto de óptica mais cobrado neste vestibular. Dessa forma, para que você resolva com sucesso as questões de óptica, é preciso que esteja fera em aplicar a Lei de Snell-Descartes e que saiba bem o significado de índice de refração.

Em seguida, nossa aposta para a óptica da UFSC são as lentes, juntamente com defeitos de visão (ametropias), conteúdos que também se relacionam.

E aí, curtiu? Nossa equipe te deseja uma excelente prova e que você consiga a tão sonhada vaga no curso, seja na UFSC ou seja na UFF.

Aproveite e baixe abaixo, gratuitamente, o nosso eBook para auxiliar seu preparo para a prova da UFSC!

eBook: Física na UFSC

Preencha os espaços com seus dados e faça o download gratuito de nosso material!

Seu eBook foi enviado para o seu e-mail.
Não deixe de checar sua caixa de SPAM e seguir o @biologiatotaloficial nas redes sociais. Bons estudos 🙂

PALAVRAS-CHAVES: cinemática eletrodinâmica física óptica ufsc