Acessar o site
Física Vestibulares

Física na UERJ: o que mais cai na prova?

Confira os assuntos mais importantes para você revisar para a prova de física na UERJ

Autor Representação de uma pessoa Nicolas Data Representação de um calendário 25/11/2019 Tempo Representação de um relógio 4min  de leitura

Faaala, galera! Esse post é para você, que vai prestar o vestibular da UERJ e quer dar aquela última revisada antes da prova. Para isso, pesquisamos os assuntos de física na UERJ que mais caíram nas provas dos últimos 10 anos.

Além disso, ao final deste texto, você poderá baixar gratuitamente um eBook que fizemos, analisando mais detalhadamente quais são esses assuntos e como eles podem aparecer.

Primeiramente, dá só uma olhada neste gráfico:

Como podemos perceber, esses são os três assuntos tiveram grande destaque no número de aparições nas provas anteriores: cinemática (24%), eletrodinâmica (16%) e dinâmica (13%). Iremos comentar os principais tópicos que você deve revisar dessas áreas.

Cinemática

Liderando a prova de física, temos a cinemática, área da física que descreve o movimento dos corpos, mas sem analisar o que os causa.

Nas questões de cinemática, a UERJ já cobrou muitas questões envolvendo movimentos oblíquos. No entanto, o foco dessas questões era voltado para o movimento em uma das direções. Lembre-se: um movimento oblíquo é composto por um movimento retilíneo uniforme (na horizontal) e por um movimento retilíneo uniformemente variado (na vertical, em que a aceleração é g).

Outros assuntos para colocar na listinha de revisão são situações de movimento relativo e a definição de velocidade média, que pode ser útil não apenas para auxiliar um cálculo, mas também ser o foco de uma questão inteira!

Diversos veículos em movimento em uma rodovia, representando o conceito de velocidade relativa, assunto cobrado na UERJ.

Eletrodinâmica

Em seguida, a eletrodinâmica aparece em nosso ranking. É nessa área que estudamos circuitos elétricos e as Leis de Ohm. Os assuntos clássicos de eletrodinâmica nas questões de física na UERJ envolviam circuitos elétricos e potência elétrica, às vezes em uma mesma questão.

Lembre-se de como calcular potência elétrica (há várias equações que podemos utilizar para calculá-la) e exercite-as em questões que envolvam circuitos elétricos.

Aliás, recomendamos uma boa olhada em associações de resistores em circuitos.

Várias lâmpadas incandescentes penduradas.
Eletrodinâmica é o segundo conteúdo mais cobrado na UERJ.

Dinâmica na UERJ

Finalizando o nosso top 3, é a boa e velha dinâmica quem dá as caras. É essa a área que nos possibilita estudar as causas dos movimentos e os diferentes tipos de forças.

Diversos tópicos de dinâmica costumam aparecer em física na UERJ: leis de Newton (principalmente a Primeira e a Segunda), planos inclinados e forças de atrito.

Esses assuntos, no geral, costumam aparecer interligados nas questões da UERJ. Reforçamos também que é importantíssimo saber decompor forças (em planos inclinados, por exemplo) e que analisar as forças envolvidas através de um diagrama de forças facilitará muito as suas resoluções.

Uma caixa de madeira sobre um chão levemente inclinado.
Para fazer uma boa prova da UERJ é preciso também saber sobre Dinâmica.

A fim de contribuir para uma revisão ainda mais detalhada, deixamos abaixo o nosso eBook sobre física na UERJ para que você arrase no vestibular!

eBook: Física na UERJ

Preencha os espaços abaixo e baixe nosso material gratuito!

Seu eBook foi enviado para o seu e-mail.
Não deixe de checar sua caixa de SPAM e seguir o @biologiatotaloficial nas redes sociais. Bons estudos 🙂

PALAVRAS-CHAVES: cinemática dinâmica física física na uerj uerj