Acessar o site
Física Vestibulares

Física na FUVEST: o que pode cair na primeira fase?

Veja quais assuntos de física na FUVEST apareceram mais vezes nos últimos 10 anos para se preparar melhor e arrasar na hora da prova!

Autor Representação de uma pessoa Nicolas Data Representação de um calendário 18/09/2019 Tempo Representação de um relógio 5min  de leitura

Fala, galera! Beleza? Pensando em você, que quer arrasar em física na FUVEST, fizemos uma pesquisa dos últimos 10 anos de vestibular e trouxemos aqui os temas que mais caíram nas provas.

Antes de tudo, veja abaixo um gráfico que mostra a recorrência dos assuntos de física nas últimas provas:

Gráfico dos principais assuntos mais cobrados em física na FUVEST demonstrados em porcentagem de aparição.
Assuntos mais cobrados nos últimos vestibulares da FUVEST

Como podemos notar, os assuntos mais cobrados foram trabalho e energia (13,3%), eletrodinâmica (11,7%) e impulso e quantidade de movimento (10,0%).

Iremos “dissecar” esses assuntos de acordo com a forma como apareceram nas provas. Ao final, você poderá baixar gratuitamente um eBook com uma análise detalhada dos assuntos para se preparar para física na FUVEST!

Trabalho e energia

Esse assunto adora dar as caras nas provas de física na FUVEST! Ele apareceu até mesmo em tópicos de impulso e quantidade de movimento, que comentaremos logo mais.

A abordagem de trabalho e energia pela prova de física na FUVEST envolveu conservação de energia mecânica em quase todas as questões! Vá para a prova sendo expert em energia cinética, energia potencial gravitacional e energia potencial elástica, sabendo trabalhar com elas em sistemas conservativos.

Além disso, é importante lembrar da definição de potência (Lembra? Uma quantidade de energia consumida durante um intervalo de tempo), que é uma grandeza muito importante em muitas áreas da física.

Por fim, outro assunto que teve presença foi o teorema da energia cinética, que relaciona trabalho com variação de energia cinética.

Eletrodinâmica

Em seguida, temos eletrodinâmica no ranking dos assuntos mais cobrados. Questões de eletrodinâmica trabalham, principalmente, com princípios fundamentais do assunto aplicados em circuitos elétricos.

Dentro desse tema, o assunto que teve um maior número de aparições foi potência elétrica (como comentamos, potência aparece em muitas áreas da física). Essa grandeza pode ser escrita de diversas formas, e é útil saber quando usá-las.

Quanto aos circuitos, a maioria deles apresentava associação de resistores. Saiba reconhecer quando é uma associação em paralelo e em série e quais são suas diferenças.

Também é importante destacar a importância da primeira Lei de Ohm para toda a eletrodinâmica! Ela aparece, às vezes, de maneira indireta, podendo ser uma importante ferramenta na resolução de circuitos.

Impulso e Quantidade de Movimento

Em terceiro lugar: impulso e quantidade de movimento. Esse tópico costuma aparecer junto com noções de energia mecânica, que comentamos anteriormente.

A parte mais importante e recorrente desse assunto é a conservação da quantidade de movimento, que auxilia na resolução de muitos problemas desse tema.

Uma dica valiosa é pensar em quantidade de movimento como uma grandeza vetorial, cuja orientação coincide com a da velocidade. Algumas questões exigiam identificar essa orientação.

Também é comum que a física na FUVEST contextualize esse assunto em questões envolvendo colisões, em que quantidade de movimento é um recurso muito importante.

A fim de complementar esse guia, nossa equipe reforça que a física na FUVEST apresenta uma grande motivação conceitual: não basta memorizar as principais fórmulas e conceitos, é preciso saber aplicá-los e empregá-los através de lógica e raciocínio. Isso está de acordo com o Manual do Candidato da FUVEST.

Abaixo, deixamos um eBook gratuito especialmente preparado com um conteúdo exclusivo sobre os principais tópicos de física na FUVEST.

eBook: Física na 1a fase da FUVEST

Preencha seus dados e teste agora os seus conhecimentos:

Seu eBook foi enviado para o seu e-mail.
Não deixe de checar sua caixa de SPAM e seguir o @biologiatotaloficial nas redes sociais. Bons estudos 🙂

Finalmente, nós do Biologia Total desejamos que você faça uma EXCELENTE prova!!!

PALAVRAS-CHAVES: eletrodinâmica energia física fuvest impulso ondas quantidade de movimento trabalho vestibular