Acessar o site
Vida de Estudante

Curso online x presencial: o que você precisa saber?

Um curso online pode te dar mais comodidade e eficiência em seus estudos. Não sabe se essa modalidade é confiável? Não tem problema, listamos vantagens e desvantagens do curso online para tornar a sua escolha mais fácil!

Autor Representação de uma pessoa Bruna Gomes de Barros Data Representação de um calendário 26/11/2019 Tempo Representação de um relógio 7min  de leitura

Curso Online

Relativamente recente quando comparada à modalidade de ensino presencial, a educação à distância vem ganhando cada vez mais adeptos no mundo, principalmente no ensino superior. Assim, a oferta e a procura por cursos online vêm crescendo nos últimos anos. Tanto que, já em 2017, 90% dos brasileiros declaravam considerar provável estudar desta forma.

Aqui, professores e alunos não precisam estar em um mesmo ambiente físico para que o processo de ensino e aprendizado aconteça. O ensino é aliado a ambientes virtuais de interação e aprendizagem. No caso do Biologia Total oferecemos um curso totalmente online!

Com isso, é importante destacar que independente da plataforma online/virtual utilizada pela instituição de ensino, a modalidade exige que o estudante tenha compromisso, organização, dedicação e participação ativa, para que o aprendizado seja eficaz (não muito diferente de como deveria ser o ensino presencial também). Separamos as principais vantagens e desvantagens das duas modalidades, para que você possa fazer sua melhor escolha. Vamos lá?

Menina com óculos cheia de dúvidas.
Será que vale a pena fazer um curso online? Respondemos às suas dúvidas neste post!

Vantagens de um curso online

Estudar em qualquer horário e local

Estude de um computador, celular, tablet…. Você pode assistir a videoaulas de onde estiver. Além disso, um curso online permite que você aproveite seu dia separando o melhor horário para isso.

Interação e ambiente colaborativo

Uma das vantagens fazer um curso online é a interação. Tanto que em diversas plataformas de estudo online existem ambientes colaborativos que permitem a interação e compartilhamento de conhecimentos entre alunos e professores, através de fóruns, comentários, chats interativos, etc.

Aqui no BT, por exemplo, nossos alunos contam com a Comunidade para interagir entre si e tirar as suas dúvidas. Assim, não só fomentamos uma interação entre os estudantes da plataforma, mas também fazemos com que eles consigam colaborar para o estudo uns dos outros.

Imagem mostra a Comunidade da plataforma do BT que é um exemplo de interação em um curso online.
Comunidade da Plataforma do BT é um exemplo de interação em Cursos Online.

Material didático de qualidade

Os materiais didáticos impressos demoram para serem atualizados, enquanto isso os materiais digitais seguem a rapidez da internet, sendo atualizados constantemente.

No Biologia Total, por exemplo, temos exercícios e simulados online que ajudam o aluno a colocar em prática aquilo que tem atendido. Além disso, temos materiais complementares, apostilas e mapas mentais em PDF. Ou seja, tudo online para que o aluno tenha mais eficiência em seus estudos.

Curso online tem o valor acessível

Por não necessitar de um ambiente físico, impressão de materiais didáticos, e nem fazer os alunos se deslocarem de suas casas até os cursinhos, o valor do curso online pode ser até absurdamente mais em conta do que um cursinho presencial e ainda assim ter uma qualidade maior de ensino.

Curso presencial

A modalidade de ensino presencial, convencional ou tradicional, utiliza um ambiente físico, que geralmente são salas de aulas e laboratórios, para a interação entre professores e estudantes. Hoje é possível integrar a modalidade de curso online e presencial, através do ensino semipresencial. Assim, algumas atividades são realizadas de maneira presencial e outras online.

Vantagens das aulas presenciais

Presença física

Muitas vezes com a presença do professor, sentimos mais firmeza ao aprender o conteúdo, tirando as dúvidas na hora, tendo um feedback, favorecendo a troca de informações e conhecimentos.

Discussão de assunto

Da mesma forma, quando temos dúvidas, é comum ampliarmos a discussão sobre o assunto, o que acaba sanando dúvidas e gerando outras que, nas aulas presenciais, podem ser resolvidas imediatamente.

Desvantagens dos cursos presenciais

Seguir o ritmo do professor

Nem sempre você consegue acompanhar o professor. Talvez o seu ritmo seja mais devagar do que o dele. Mas nas aulas presenciais você precisa acompanhá-lo mesmo que o quadro esteja cheio e você precise copiar tudo rapidamente. Isto se torna maçante e cansativo.

Pouca flexibilidade de horário

Aulas presenciais têm horários pré-estabelecidos, o que não te permite qualquer flexibilidade para escolher seus próprios meios de aprendizado.

Currículo centralizado

O professor recebe no início do período letivo um currículo que precisa seguir à risca até o final do ano. Isto acaba dificultando a abertura para conteúdos diferentes e aulas diferenciadas.

Desvantagens do curso online

Falta de disciplina

Para passar no vestibular, alcançar o seu objetivo, você precisa de foco! Se você não se programar e não tiver autodisciplina você não conseguirá estabelecer um ritmo de estudos e nem ter qualidade na sua aprendizagem. Por isso, o curso online (assim como o presencial) exige do aluno dedicação total.

Falta de interação direta

Muitos sentem falta da convivência humana direta e física. Ainda assim, é difícil hoje alguém que tenha dificuldade com a comunicação por redes sociais. Fora isso, geralmente, como dissemos anteriormente, a maioria dos cursos online têm fóruns que permitem a comunicação dos alunos e professores, o que pode suprir um pouco essa necessidade de interação.

Quer fazer um curso online de qualidade e por um precinho? Então dá uma olhada no que temos preparado para você aqui na Black Friday do Biologia Total!


      
PALAVRAS-CHAVES: ensino médio ensino online ensino presencial ensino superior vestibular