Acessar o site
ENEM Vestibulares Vida de Estudante

Enem 2019: tudo que você precisa para o dia da prova

O Enem 2019 está batendo na porta e esta é a hora de você saber o que pode e o que não pode nos dias da prova. Vamos lá!

Autor Representação de uma pessoa Mari Data Representação de um calendário 25/10/2019 Tempo Representação de um relógio 7min  de leitura

A prova do Enem 2019 já está batendo na porta! A gente sabe que o nervosismo aperta e fica complicado lembrar o que pode e o que não pode no dia da prova. Por isso, daremos aqui instruções rápidas e diretas para que a sua única preocupação seja realmente responder corretamente às questões.

Datas e horários

O Enem 2019 vai ocorrer nos dias 3 e 10 de novembro. Logo, no primeiro dia, os candidatos farão 90 questões de Ciências Humanas e Linguagens e também a redação. Já no segundo dia, a prova terá 90 de Ciências da Natureza e Matemática. Totalizando 180 questões. 📝

Quer se preparar melhor para o segundo dia do Enem? Corre para fazer o nosso curso ENEM 24H!

Agora que você está ciente dos dias, vamos aos horários:

  • 12h: Abertura dos portões;
  • 13h: Portões são fechados;
  • 13h-13h30: Começam a ser feitos os procedimentos de segurança dentro das salas;
  • 13h30: Provas são iniciadas;
  • 19h: Fim do primeiro dia de prova;
  • 18h30: Fim do segundo dia de prova.

*Lembrando que todos os horários da prova do Enem 2019 seguem o horário de Brasília. Além disso, este ano nós não temos horário de verão, o que pode facilitar (ou não) para alguns.

Todos os detalhes de horário e local de prova estão no seu Cartão de Confirmação de Inscrição.

Cartão de Confirmação de Inscrição Enem 2018.
Todas as informações de local e horário de prova estão no Cartão de Confirmação de Inscrição. (Foto: Inep)

Documentos necessários

É obrigatório para todos os estudantes levar um documento original com foto. Por que? Porque assim todos os dados são conferidos e os fiscais evitam fraudes. Ou seja, isso garante que alguém faça a prova no seu lugar. Qual documento você pode levar?

  • Carteira de identidade;
  • Passaporte;
  • Carteira de Trabalho;
  • Carteira Nacional de Habilitação;
  • Certificado de Dispensa de Incorporação;
  • Certificado de Reservista.

É importante saber que o Inep ainda não aceita nenhum documento em formato digital. Igualmente, cópias simples não podem ser usadas.

Enem: o que é permitido X proibido

Por mais que pareça algo que todo mundo sabe, todos os anos centenas de participantes caem no mesmo erro: levar para a sala de prova algum objeto que é proibido. Por isso, fique atento:

Objetos que você pode levar:

✔ Caneta esferográfica de TINTA PRETA em material transparente;

✔ Documento oficial com foto (como te falamos lá em cima).

O que você não pode levar:

  • Dispositivos eletrônicos;
  • Fones de ouvido ou qualquer coisa que você possa usar para mandar ou enviar imagens, dados e mensagens;
  • Chave com alarme;
  • Livros e anotações;
  • Óculos escuros.

Para saber a lista completa, é só entrar no site no Inep. Se mesmo assim você quiser levar qualquer um desses objetos proibidos, eles serão colocados dentro de um envelope porta-objetos e você só terá acesso a eles após o fim da prova.

Assim, o melhor mesmo é levar apenas o necessário e permitido.

Mande a eliminação do para longe!

Sim, é verdade. Algumas coisas podem fazer com que você seja eliminado da prova do Enem. Logo, tente manter a calma ao entrar na sala de prova, verifique se guardou tudo o que é proibido dentro do envelope-porta objetos. Além disso, preste atenção naquilo que será dito pelo fiscal.

Algumas coisas que podem te eliminar do Enem 2019:

Caneta azul

É realmente muito importante que você use a caneta preta que falamos anteriormente. Isso porque a correção dos gabaritos é feita por uma máquina que só reconhece a tinta preta 🖊. Com isso, se você utilizar uma caneta que não tenha essa cor para preencher o gabarito, será como se você não tivesse respondido a prova.

Alarme do celular

Pelo amor de Deus! 🙏 Se você levar o seu celular para a prova, tenha certeza de que você o desligou antes de colocá-lo dento do envelope. Se o celular tocar por qualquer motivo, você será eliminado e nada o que você diga poderá mudar isso. 😓

Não permitir a revista

Para entrar na sala, você precisa passar pela revista. Isso acontecerá com todos os participantes. Não permitir a revista pode indicar que você tem algo a esconder, o que fará com que você seja eliminado imediatamente. Logo, mantenha a calma e saiba que a revista precisa ser feita para evitar qualquer tipo de fraude. 👨‍✈

Estudante fazendo a prova do Enem seguindo todas as regras.
Você já se dedicou o ano inteiro, agora é só seguir as regras e fazer uma boa prova!

É importante que você pense bem em todos os passos no dia da prova. Assim, leve para sala apenas aquilo que vai te ajudar a fazer a prova, evite levar coisas que te deixarão nervoso. Isso também vale para alimentação 🍎! Dessa forma, pense em alimentos que te ajudem a ficar satisfeito, mas que não te façam mal 🤢.

Além disso, lembre-se que você passou o ano inteiro se preparando e pensando neste dia, responder corretamente as questões deve ser a sua única preocupação!

Gabarito e nota do Enem

Passados os dias de prova, agora é a hora de aguardar o gabarito e a tão esperada nota. Assim, o primeiro deve ser liberado pelo Inep no dia 13 de novembro no site do Enem.

Posteriormente, a nota do Exame Nacional do Ensino Médio deve ser divulgada em Janeiro 2020. Lembrando que a sua pontuação é calculada pela TRI e temos um post que te ensina como acontece esse cálculo. O resultado poderá ser visto no sistema Enem ou no app do Exame.

Quer saber mais sobre o Enem? Baixe nosso eBook:

eBook: Tudo o que você precisa saber sobre Enem

Preencha o formulário e baixe o nosso material gratuito!

Seu eBook foi enviado para o seu e-mail.
Não deixe de checar sua caixa de SPAM e seguir o @biologiatotaloficial nas redes sociais. Bons estudos 🙂

PALAVRAS-CHAVES: enem Enem2019 Exame Nacional do Ensino Médio Nota Enem regras enem vestibulares