Acessar o site
Biologia ENEM Vestibulares

Caatinga: como preservar o único bioma exclusivamente brasileiro?

O principal bioma do sertão nordestino, a caatinga, possui características incomparáveis e é o único que é encontrado exclusivamente no Brasil. Ainda assim, o espaço já perdeu quase metade da sua biodiversidade por conta do desmatamento acelerado.

Autor Representação de uma pessoa Bruna Data Representação de um calendário 27/04/2018 Tempo Representação de um relógio 4min  de leitura
O bioma da caatinga apresenta a vegetação bastante seca, com espinhos e poucas folhas. Quando acontecem as chuvas, este cenário muda!

Ocupando aproximadamente 11% de todo o território nacional, a caatinga é o único bioma exclusivo do Brasil! Só tem ele aqui… Apesar da sua importância e riqueza em biodiversidade, o bioma tem sido desmatado de forma acelerada nos últimos anos. Principalmente por conta do consumo de lenha de forma ilegal e insustentável. Da sua área original, o bioma já perdeu praticamente a metade para o desmatamento: 46%. Diante deste cenário, quais alternativas seriam aplicáveis para a resolução deste quadro?

Como preservar e recuperar a caatinga?

A criação, a implementação e a fiscalização de UCs, Unidades de Conservação, é um passo importante a ser dado. Estes espaços são fundamentais para a proteção e recuperação de áreas de relevante interesse biológico, como as existentes na caatinga. A prova de que a ação é eficaz pode ser vista diretamente no bioma. Desde 2009, 3 novas UCs foram criadas, e como resultado, o bioma expandiu cerca de 7,5%. É importante destacar que as UCs criadas devem ser da categoria de Proteção Integral. Porque estas são mais restritivas quanto à interferência humana, auxiliando portanto na conservação da biodiversidade do local.

Realizando um manejo sustentável

Tendo em vista o cenário de desmatamento na região por conta da exploração de lenha, a realização de um manejo sustentável das espécies nativas da região é fundamental! A partir do momento que as indústrias passarem a utilizar a lenha legalizada, vinda de um manejo planejado, será possível movimentar a economia local e garantir a conservação de recursos naturais cada vez mais escassos. Ações como o monitoramento e penalização do desmatamento, principalmente em áreas relevantes, não devem ser deixadas de lado e devem ser constantes!

Ações e investimentos na sua conservação também devem acontecer, assim como acontecem na Amazônia! Não podemos ignorar o fato de que 27 milhões de pessoas vivem na região e que a maioria delas é carente e depende dos recursos vindos de lá.

Milhões de pessoas vivem na região da caatinga, mostrando que é possível investir em um manejo diferenciado do solo, que possa garantir a sobrevivência das pessoas no local.
Milhões de pessoas vivem na região da caatinga, mostrando que é possível investir em um manejo diferenciado do solo, que possa garantir a sobrevivência das pessoas no local.

Só respeitamos o que conhecemos!

E para que tudo isso aconteça, precisamos de uma coisa fundamental: conhecimento! Infelizmente as informações que temos a respeito do bioma ainda são recentes, e por isso investimentos e ações para a sua conservação e manejo sustentável ainda são escassos. De acordo com informações do Ministério do Meio Ambiente, existe a possibilidade de transformar a Caatinga e o Cerrado, biomas bastante ameaçados em nosso País, em patrimônios nacionais. Certamente, a ação além de valorizar a biodiversidade encontrada no bioma, seria fundamental para a preservação e conservação dos mesmos.  

Fonte: Ministério do Meio Ambiente.

PALAVRAS-CHAVES: biomas caatinga ecologia