Acessar o site
Biologia ENEM

Células no ENEM: como o assunto é cobrado

Quer saber como o ENEM costuma cobrar o assunto CÉLULAS em sua prova? Preparamos uma análise quantitativa dos conteúdos que mais apareceram na citologia nos últimos 5 anos. Chegou a hora de direcionar os seus estudos e focar nos assuntos que realmente importam!

Autor Representação de uma pessoa Bruna Data Representação de um calendário 15/05/2019 Tempo Representação de um relógio 6min  de leitura

Citologia, a área de Biologia que estuda a morfologia, o desenvolvimento, a função e os componentes das células, tá sempre dando as caras nas provas de vestibulares e ENEM! Nos últimos 5 anos, 6% dos conteúdos cobrados na prova, eram de citologia. Você acha que é pouco? O seu concorrente não acha! E está se preparando para ter o conteúdo na ponta da língua! Por isso, organizamos uma análise do que mais apareceu quando o assunto são as Células! Chegou a hora de focar o seu estudo no que realmente importa e aparece no ENEM. Vamos ver como aparecem as células no ENEM?

Confira as diferenças entre as células animal e vegetal e como esse assunto aparece no ENEM

Você sabe qual a principal diferença entre uma célula animal e uma vegetal? Repare que a célula vegetal possui cloroplastos e parede celular! Que outras diferenças você consegue notar?

Mitocôndria, a queridinha do conteúdo de Células no ENEM!

Em primeiro lugar, dê uma atenção especial às organelas celulares! Saber identificá-las e entender suas funções vai te ajudar a garantir uns pontinhos! A queridinha da citologia é a mitocôndria! As mitocôndrias são organelas capazes de converter a energia adquirida a partir do meio, em formas que as células utilizam para o trabalho. Elas estão presentes em praticamente todos os seres eucariontes e são delimitadas por duas membranas, sendo cada uma delas uma bicamada fosfolipídica. Sua cavidade interna é preenchida por um fluido que chamamos de matriz mitocondrial. Lá estão imersos o DNA mitocondrial e diversas enzimas que catalisam algumas etapas da respiração celular.

E então, que tal testar seus conhecimentos sobre este assunto AGORA? Com o intuito de saber se você está manjando do conteúdo, preparamos um eBook GRATUITO! Preencha os seus dados abaixo e receba nosso material exclusivo por e-mail!

Como as Células são cobradas no ENEM?

Receba agora o seu eBook e teste seus conhecimentos em Citologia!

Seu eBook foi enviado para o seu e-mail.
Não deixe de checar sua caixa de SPAM e seguir o @biologiatotaloficial nas redes sociais. Bons estudos 🙂

Hora de dividir: mitose e meiose

Em seguida, em divisão celular, houve maior ênfase naquele processo que resulta em células-filhas com o mesmo número de cromossomos da célula-mãe. Sabe qual é? Isso mesmo, a mitose! Mas a meiose – que por sua vez resulta em células-filhas com a metade do número de cromossomos da célula-mãe – também é bastante cobrada.

A permeabilidade seletiva da membrana

Sobre os tipos de transporte pela membrana plasmática, reforce seus estudos do processo de osmose. Sendo assim, é essencial que você saiba identificar quando uma solução é isotônica, hipotônica ou hipertônica com relação a uma determinada célula.

Cromossomos inteligentes!

É importante também dar uma olhadinha nos cromossomos. Por serem responsáveis por carregar toda a informação que as células necessitam para seu crescimento, desenvolvimento e reprodução, qualquer alteração pode gerar o que chamamos de síndromes cromossômicas. Em resumo, este conteúdo também é muito importante!

Cromossomos também são cobrados nas questões de células no ENEM

Células no ENEM: uma JubiRevisão das organelas celulares para você

O retículo endoplasmático granuloso (ou rugoso) é aquele que possui ribossomos aderidos à superfície. Assim, estes atuam na produção de proteínas celulares, especialmente aquelas que serão eliminadas para agir fora da célula. Ele também produz enzimas lisossômicas responsáveis pela digestão intracelular e outras proteínas componentes de membranas celulares.

Outro tipo de retículo endoplasmático é o não granuloso, ou liso, aquele que não possui ribossomos aderidos. Este faz a produção de ácidos graxos, fosfolipídeos e esteroides. Esta organela está presente em grande quantidade nas células do fígado e atua contra substâncias tóxicas, inativando-as, da mesma forma que acontece com o álcool, por exemplo.

O aparelho de Golgi também é uma organela bastante comum de ser cobrada nos vestibulares. Ele atua como centro de armazenamento, transformação, empacotamento e remessa de substâncias na célula. Muitas das substâncias que passam pelo aparelho de Golgi serão eliminadas da célula, indo atuar em diferentes partes do organismo. Esta organela tem mesmo muitas funções!

Não se esqueça dos lisossomos: são organelas capazes de digerir grande variedade de substâncias orgânicas pois possuem bolsas com diversos tipos de enzimas digestivas que irão digerir, por exemplo, DNA, RNA e proteínas.

PALAVRAS-CHAVES: Células Citologia divisão celular Mitocôndria Organelas Citoplasmática