Acessar o site
Biologia ENEM Física Química

Como “Ciências da Natureza” cai no ENEM?

Confira os assuntos que mais apareceram na prova de Ciências da Natureza, nos últimos 9 anos e direcione os seus estudos, revisando o que realmente interessa.

Autor Representação de uma pessoa Bruna Data Representação de um calendário 21/03/2018 Tempo Representação de um relógio 5min  de leitura

Em 2018, a estrutura da prova do Enem não sofreu alterações em comparação com 2017. Ela foi realizada ao longo de 2 dias: 4 de novembro e 11 de novembro. Neste ano, os estudantes ganharam mais tempo para as provas do 2º dia: houve um acréscimo de 30 minutos. A prova, ainda que bastante cansativa, pôde ser feita de forma mais tranquila! Como será a prova do Enem em 2019?

O Biologia Total não quer ficar atrás das novidades do ENEM! Por isso, bolamos um resumão dos assuntos que mais apareceram na prova de Ciências da Natureza, nos últimos 9 anos! Conhecer a tendência do Exame é fundamental para que você possa direcionar seus estudos. Tudo isso sem perder muito tempo revisando assuntos que não costumam aparecer.

Biologia

Invista seu tempo em Ecologia, já que cerca de 35% da prova de Biologia costuma cobrar assuntos da área. Eutrofização, a problemática do lixo, o branqueamento de corais, sucessão ecológica, etc, etc, etc. Não deixe passar nada se quiser detonar! No entanto, conteúdos de Fisiologia Humana e Genética e Biotecnologia também tiveram resultados expressivos e merecem atenção especial!

A ação humana e as mudanças climáticas não param de afetar a biodiversidade. Como consequência, os corais além de ficarem brancos, estão se dissolvendo em ritmo acelerado.
O branqueamento de corais já foi assunto no Enem e pode aparecer na sua prova em 2019.

Em Fisiologia, foco nos assuntos que envolvem os Sistemas Imunológico, Circulatório, Digestório e Nervoso. Vacinas e hormônios, por exemplo, são assuntos que fazem parte do nosso dia a dia. E por isso, acabam aparecendo com tanta frequência nas provas. Já em Genética e Biotecnologia, mosquitos transgênicos e edição de DNA (CRISPR) são assuntos atuais que já caíram, e que podem cair de novo! Portanto, tenha esses e outros conteúdos de biologia na ponta da língua, e nada de vacilar na hora da prova! Dominando os assunto de Biologia, você garantirá pontos importantes na prova de Ciências da Natureza.

Física

Como estão seus conhecimentos em Física Mecânica? Se o seu objetivo é garantir 35% dos acertos na prova de Física, foco em: cinemática, dinâmica, hidrostática, hidrodinâmica e gravitação. Além disso, aprenda a ler e a interpretar gráficos; entenda como as forças e a energia atuam sob um objeto, diferencie os movimentos (variados ou não). Saiba tudo sobre atrito e gravitação! Isso tudo sem esquecer as Leis de Newton, e muito menos dos movimentos que podem ocorrer na água.

Certamente, eletromagnetismo também merece entrar para a sua lista de conteúdos mais estudados, com foco em circuitos elétricos. Usinas de geração de energia utilizam diferentes ingredientes para um mesmo objetivo, e questões sobre o assunto têm aparecido nos últimos anos. Fica ligado! Em conclusão, os conceitos de ondulatória, termologia e óptica não devem ser deixados de fora! Estude com dedicação os conteúdos dos livros didáticos e não esqueça de conferir as atualidades sobre Física Moderna, para detonar em Ciências da Natureza!

Química

Dividimos aqui os conceitos de Química Orgânica, Básica e Inorgânica e Físico-Química, mas na hora da prova não é assim que eles aparecem. Os assuntos estarão misturados e você precisa ficar ligado (a). Em Química Orgânica, aprofunde seus estudos em estrutura e propriedade física dos compostos orgânicos, hidrocarbonetos e funções oxigenadas. Esses 3 assuntos compõem 63% da área de Orgânica! É muita coisa! Não deixei passar conceitos e definições, e se dedique para ser fera no assunto!

Em Química Básica e Inorgânica, 4 foram os assuntos que abocanharam mais de 70% da prova. Estude principalmente: ácidos, bases e sais; matéria e suas transformações, estequiometria e tabela periódica. Atenção: não estamos falando em decorar os conceitos que estão por trás desses conteúdos, e sim em relacioná-los com fatos do nosso cotidiano.

Por último, em Físico-Química, saiba calcular e expressar o valor em diferentes concentrações. Entenda como a energia química pode ser convertida em energia elétrica, revise os conteúdos de entalpia e combustão. Além disso, saiba explicar os principais conceitos para detonar em reações nucleares.

Anotou todas as dicas que passamos?

Então, agora é sangue no olho e cotovelada na prova do ENEM!

PALAVRAS-CHAVES: biologia ciências da natureza enem física química