Acessar o site
Biologia Vestibulares

Bioquímica para vestibulares

Responsáveis pelo funcionamento de toda a vida, a bioquímica também poderá ser a responsável pela sua aprovação no vestibular. Descubra mais sobre essa maravilhosa área da biologia nesse texto!

Autor Representação de uma pessoa Matheus Data Representação de um calendário 11/10/2019 Tempo Representação de um relógio 5min  de leitura

Despertando as mais variadas emoções nas pessoas, a bioquímica é um tema essencial para qualquer vestibulando. Sendo assim, é importante entender como funciona a química da vida e os metabolismos que as inúmeras moléculas estão inseridas.

Voltando para o básico

Tentando sintetizar um conceito tão amplo, bioquímica pode ser definida como o estudo da química que ocorre nos organismos vivos, especialmente à nível celular. São as interações dessas moléculas que nos fazem, em último nível, conseguir nos mover, sentir sensações, pensar e até estudá-las.

Mesmo existindo milhões de moléculas diferentes estudadas na bioquímica, todas elas se dividem em grandes grupos. Podemos citar como os principais as proteínas, lipídios, vitaminas, carboidratos, ácidos nucleicos e sais minerais. Além deles, quase todas as reações bioquímicas também envolvem água, seja na reação ou como produto final.

Diversificar os alimentos consumidos é essencial para nunca faltar substâncias essenciais para o metabolismo.
Alimentos diferentes têm quantidades diferentes de moléculas essenciais para nossos processos bioquímicos

Contudo, dentre todas as moléculas que compõem os seres vivos, as de maior importância são o DNA e RNA. Responsáveis pelo armazenamento da informação genética e síntese proteica, elas são as moléculas básicas da vida. Por isso, qualquer vestibulando deve saber tudo sobre elas e seu funcionamento.

Metabolismo e bioquímica

Indo além das estruturas básicas, nosso metabolismo é uma complexa rede de metabolismos bioquímicos. Obviamente que vestibulares não irão pedir as rotas metabólicas completas, como a figura abaixo que não conseguimos entender nada, porém é fundamental você entender o ciclo de Krebs.

Imagem que retrata as rotas metabólicas que, em geral, estão sempre conectadas entre si.
Resumo das rotas metabólicas de uma célula animal.

Uma jubidica muito importante é tentar evitar ao máximo a decoreba das fórmulas químicas e do processo químico. Grande parte da bioquímica, se não toda, tem suas moléculas com nome das suas funcionalidades e onde elas entram dentro do metabolismo. Por isso, foque em entender a lógica do processo e suas etapas.

Para tornar isso mais real, vamos a exemplos. Normalmente confuso para muitos alunos, o ciclo de Calvin é a transformação de CO2 em glicose (C6H12O6) nos organismos fotossintetizantes. Como é necessário 6 carbonos para cada glicose, o ciclo se inicia com a entrada de 6 moléculas de gás carbônico.

Cada uma dessas moléculas de gás se fixa em uma molécula de 5 carbonos, transformando-as em moléculas de 6 carbonos. Contudo, como essa nova molécula é instável, rapidamente ela se decompõem em duas moléculas de 3 carbonos.

Por fim, devido à energia do ATP e NADPH, o carbono que iniciou o ciclo ajuda na formação da glicose, enquanto os 5 restantes retornam para o início do ciclo.

Bioquímica nas provas

Mesmo não sendo um dos assuntos mais cobrados nos principais vestibulares do Brasil, a bioquímica é fundamental para a compreensão de quase todos os temas de citologia e fisiologia.

Por exemplo, entender a gliconeogênese será determinante para acertar inúmeras questões de sistema digestório. Vale lembrar que esse sistema é um dos mais cobrados em fisiologia humana, tendo mais de uma centena de questões nos últimos anos (considerando os principais vestibulares).

Retrato de plantas nativas, essas plantas C3 são mais comuns em lugares de alta umidade e sombra.
Diferentes grupos de plantas tem processos bioquímicos diferentes da fotossíntese.

Além dele, todos os vestibulandos devem saber as diferenças bioquímicas entre os metabolismos C3; C4 e CAM das plantas e como os organismos vivos participam dos ciclos biogeoquímicos. Se algum deles ainda está um pouco confuso…bem, está na hora de estudar!😉

PALAVRAS-CHAVES: ácidos nucleicos bioquímica carboidratos Ciclo de Calvin Ciclo de Krebes ciclos biogeoquímicos Enzima lipídios Proteína vestibulares Vitamina