Acessar o site
Biologia ENEM Vestibulares

As 10 bactérias mais mortais do planeta

Que as bactérias são fundamentais para processos de decomposição, ciclo do nitrogênio, entre outras coisas, você já sabe! Mas nem todas as bactérias nos fazem bem… Algumas são perigosas e podem nos levar à morte! Clique aqui e confira quais são as bactérias mais mortais do planeta!

Autor Representação de uma pessoa Bruna Data Representação de um calendário 20/03/2019 Tempo Representação de um relógio 4min  de leitura

Para você, qual a importância das bactérias? Acredito que a maioria das pessoas só acredita que elas sejam causadoras de doenças. A verdade é que elas são fundamentais para diversos processos vitais, que vão desde a reciclagem da matéria orgânica, até a produção de alimentos, vacinas e antibióticos. Bom… Agora que você já sabe que elas também são fundamentais para a nossa sobrevivência, vamos direto ao ponto: falar sobre as 10 bactérias mais mortais do planeta.

Mas por que falar das bactérias mais mortais, Jubilut?

Em 2017, a Organização Mundial da Saúde publicou, pela 1ª vez, uma lista com 12 famílias de bactérias que já apresentaram resistência aos antibióticos e representam grandes ameaças à saúde humana.

A lista foi elaborada e divulgada como forma de orientar e promover a pesquisa de novos antibióticos. O destaque da lista  vai para as bactérias gram-negativas,  que são aquelas que adquirem coloração vermelha após o tratamento com agentes químicos específicos. Essas bactérias têm a capacidade de resistir a novos tratamentos com antibióticos. Além disso, elas conseguem transmitir seu material genético para outras bactérias, que também acabam se tonando resistentes aos fármacos.

Por que as bactérias se tornaram resistentes?

Algumas doenças causadas por bactérias estão se tornando intratáveis por conta do uso indiscriminado de antibióticos. Já é sabido que usar este tipo de medicamento de forma errada resulta na seleção de bactérias resistentes, reduzindo as opções de tratamento e tornando as infecções por estas doenças novamente uma ameaça às populações humanas.

Somente em 2017, as superbactérias resistentes aos antibióticos foram identificadas mais de 200 vezes em testes de laboratório.  Algumas delas possuem genes especiais que lhe permitem espalhar a resistência a outras bactérias.

As bactérias mais mortais se tornaram resistentes aos antibióticos.

O que fazer diante disso?

A recomendação do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças – EUA) e das autoridades de saúde é a de que as pessoas não tomem antibióticos (ainda que estes tenham a “venda controlada”) para infecções simples, como vem ocorrendo.

O uso correto deles é fundamental para barrar a expansão e surgimento de novas superbactérias.

As bactérias mais mortais do mundo

Resistência a antibióticos e doenças bacterianas são dois assuntos que aparecem com frequência nos vestibulares e podem aparecer na sua prova do ENEM. Pensando nisso, o Prof. Jubilut preparou uma videoaula com as 10 bactérias mais mortais do planeta!

Lave bem as suas mãos, prepare seu caderno de anotações, aperte o play e confira todas elas!

PALAVRAS-CHAVES: Antibióticos Bactérias Microbiologia Superbactérias