Acessar o site
Atualidades

Acidentes com escorpiões: por que os casos aumentaram?

Os casos de acidentes com escorpiões têm aumentado exponencialmente a cada ano. E engana-se quem pensa que isso está acontecendo somente porque o clima quente e úmido do verão, favorece o aparecimento destes animais… Entenda o porquê disso e previna-se!

Autor Representação de uma pessoa Bruna Data Representação de um calendário 14/03/2019 Tempo Representação de um relógio 3min  de leitura

Se você tem acompanhado as notícias da mídia, deve saber que o número de acidentes com escorpiões não para de aumentar. De fato, 2018 foi o ano recorde de acidentes com estes pequenos artrópodes: um total de 141 mil casos no Brasil. Isto é, o maior número dos últimos 30 anos!

Somente em São Paulo, foram registrados mais de 4000 acidentes, nos primeiros 2 meses deste ano (2019). Mas… O que tem provocado esse aumento tão expressivo?

Por que os acidentes com escorpiões estão aumentando?

Além do clima úmido e quente do verão ser ideal para o aparecimento destes animais, a devastação da mata atlântica tem contribuído com a proliferação destes animais.

Os escorpiões

Escorpiões são animais artrópodes, pertencentes à classe dos aracnídeos (a mesma classe das aranhas). A principal característica destes animais são 4 pares de patas e o corpo dividido em cefalotórax e abdome. Eles não possuem antenas, mas em compensação, são dotados de 8 olhos! Esses enxergam bem, hein?!

Em resumo, os escorpiões têm diversas características anatômicas que poderíamos citar. Mas hoje, o que é relevante pra gente mesmo, é o seu télson. Esta estrutura está localizada no último segmento do seu abdome, e possui um poderoso aguilhão por onde o animal injeta o seu veneno na vítima.

O télson é responsável por injetar o veneno em acidentes com escorpiões

Encontrei um escorpião. E agora?

Se você encontrar um escorpião na sua casa, algo deve ser feito! Nós recomendamos que você capture o animal, já que uma tentativa de afastá-lo, poderia fazer com que o animal retornasse posteriormente.

Optou por captar o escorpião? Você deve ter muito cuidado nessa hora! Afinal, ele pode se movimentar rapidamente, escapar e se esconder, dificultando mais ainda o trabalho, e aumentando os riscos de futuros acidentes.

Como evitar acidentes com escorpiões?

É importante destacar que o veneno do escorpião pode ser fatal, principalmente em crianças. Após a picada, todo tempo é precioso!

O Prof. Jubilut gravou um vídeo explicando o porquê dos aumentos de acidentes com escorpiões, o que fazer em caso de acidente e como realizar a captura deles, com segurança. Preparado (a)? Roda a vinheta e confere a nossa supervideoaula!

PALAVRAS-CHAVES: Atualidades Zoologia