Acessar o site
Atualidades Biologia

A Hora do Planeta: o maior movimento ambiental

A Hora do Planeta é um movimento ambiental organizando pela WWF, que acontece em 180 países do mundo. Nele, as pessoas são convidadas a apagarem suas luzes por 1 hora. Tudo isso para refletir sobre o impacto dos gastos de energia, nas mudanças climáticas e na natureza.

Autor Representação de uma pessoa Bruna Data Representação de um calendário 30/03/2019 Tempo Representação de um relógio 4min  de leitura

Tudo começou em 2017, lá na Austrália. A Hora do Planeta, que desde o início é um movimento organizado pela WWF, buscava envolver a sociedade em questões ambientais que desafiam o mundo. O primeiro evento aconteceu à luz de velas, e foi realizado somente em Sydney.

Aos poucos, o movimento ganhou o mundo e a presença de milhões de pessoas unidas com um mesmo objetivo: conscientizar pessoas, empresas e o poder público, a respeito das mudanças climáticas. Hoje, a Hora do Planeta reúne milhões de apoiadores e conta com a participação de 180 países, em busca de um compromisso sustentável com o Planeta. Não temos mais tempo a perder e precisamos reverter esse quadro!

Como funciona a Hora do Planeta?

Uma vez por ano, as pessoas são convidadas a apagarem suas luzes, durante 1 hora: das 20h30 às 21h30. Claro que não basta, apenas, ficar às escuras durante 1 hora, e no restante do ano não fazer absolutamente nada. Neste momento, apagar as luzes é um sinal de apoio a esse movimento mundial. Suas atitudes, a partir disso, precisam ir além…

Como participar da Hora do Planeta?

Simplesmente, durante o horário estipulado, apague suas luzes. O fato do Brasil aderir ao movimento, não quer dizer que o país sofrerá um apagão. Algumas luzes, como as da iluminação pública, de semáforos, de orientação para a aviação, não podem ser desligadas. Utilize o senso comum para decidir quais luzes ficarão apagadas e tenha por perto fontes alternativas de energia, como velas, tochas e/ ou lanternas.

Malabares de fogo durante a Hora do Planeta

Discuta este assunto em sala de aula

Escolas e instituições de ensino, também são convidadas a participar. Afinal, por que não trabalhar esta temática, durante as aulas de ecologia? Em primeiro lugar, a WWF recomenda a pesquisa de materiais educativos. Em segundo, convida as instituições a discutirem o assunto de mudanças climáticas durante as aulas, falando principalmente do que tem provocado tudo isso e quais as consequências para o presente e para os próximos anos.

Além da realização de pesquisas, discutir a temática é de fundamental importância. Afinal, como repensar nossos hábitos diariamente, para ter um mundo mais sustentável? Quando você tiver a resposta para esta pergunta, você poderá partir para o momento mais importante: promover a ação!

Uma hora para refletir!

Gostou da iniciativa e vai aderir ao movimento A Hora do Planeta? Apague as suas luzes e demonstre a sua preocupação com a questão ambiental! Nossos hábitos diários têm influência direta na natureza e na perda de biodiversidade. Bora apagar as luzes?